Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Despertando a solidariedade online: a era digital abraça a filantropia

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
14 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Despertando a solidariedade online: a era digital abraça a filantropia

Depois de passar por uma chacoalhada durante o período de isolamento social na pandemia, o terceiro setor é hoje muito mais digital do que foi há três anos. Era uma questão de sobrevivência: no momento em que ninguém saía de casa, o setor precisou substituir os eventos presenciais e as ações de sensibilização corpo a corpo por estratégias online. E deu certo: as organizações que buscaram seu lugar ao sol na era digital não apenas conseguiram sobreviver ao período, como também aprenderam muito sobre novas formas de organização e de captação de recursos.

Entre os aprendizados dos últimos anos está a necessidade de investimento em novos meios de pagamento dos valores doados. Embora o dinheiro ainda seja o método mais comum usado pelos doadores brasileiros, o uso de plataformas online cresceu, segundo o Relatório Brasil Doação 2021, organizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Segundo o estudo, os pagamentos via banco digital e cartão de crédito passaram de 16%, em 2018, para 28%, em 2020, tornando-se o segundo método de doação mais comum no Brasil.

As marcas e organizações que perceberam o potencial da doação online têm investido em ações para incentivar os repasses financeiros nos diferentes formatos, inclusive por meio de carteiras digitais e troca de pontos em programas de fidelidade. O simples fato de aderir a essas novas formas de pagamento digital ajudou algumas ONGs a multiplicarem as doações nos últimos anos. Isso acontece porque essas soluções simplificam o processo de doação e alcançam novos perfis de doadores, que, até então, não eram impactados pelas ações tradicionais de captação de recursos.

Outra tendência para a filantropia na perspectiva digital são as conexões e o networking no ambiente online. Para isso, propostas de redes sociais, como o LinkedIn, e espaços de jogos online podem gerar resultados fora da curva. A ideia é que esses espaços abrem diálogo com um público diverso, que se engaja com as causas compartilhadas.

Um exemplo que ilustra esse potencial foi a doação de mais de US$ 6 milhões levantados pela empresa Riot Games, durante partidas do game League of Legends. O valor foi arrecadado através da venda de uma skin especial, que é um recurso que os jogadores usam para mudar a imagem do seu personagem com diferentes roupas, armas ou poderes.

Recentemente, outra inovação digital mexeu com as estruturas do mercado corporativo, prometendo muitas mudanças: o ChatGPT, inteligência artificial generativa desenvolvida pela empresa OpenAI. Com uma capacidade de processamento absurda e uma incrível aproximação da conversação humana, essa IA tem sido usada para trazer insights estratégicos, análise de dados e produção de conteúdos textuais. 

No terceiro setor, a tecnologia pode ser usada, por exemplo, na construção de argumentos para captação de doação, ou em ações de relacionamento com o doador. É possível pedir ao ChatGPT para escrever um e-mail de agradecimento pela doação ou respostas para comentários nas redes sociais; pedir insights e referências de campanhas bem-sucedidas para doação e até usar a IA na construção de um bot que responde perguntas frequentes do público. Embora a ferramenta ainda esteja em fase de teste e apresente alguns erros, já é possível aproveitá-la para automatizar processos e até trazer mais criatividade para algumas criações.

E esse é só o começo. Com as mudanças operacionais e culturais trazidas pelas novas tecnologias, o terceiro setor ainda precisará se redesenhar muitas vezes. O que começou com uma chacoalhada na pandemia se manterá como um movimento constante de transformação, não apenas para a sobrevivência, mas para a reinvenção de uma filantropia que alcança cada vez mais espaços e pessoas.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Telhanorte Tumelero inicia expansão de lojas nos modelos boutique e homecenter compacto

Próxima Postagem

Como fazer a IA entrar pela porta da frente no seu negócio?

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Como fazer a IA entrar pela porta da frente no seu negócio?

Como fazer a IA entrar pela porta da frente no seu negócio?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.