Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O Brasil precisa de proposta

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
14 de junho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O Brasil precisa de proposta

Infelizmente vivemos tempos de polarização. Na política nacional, ela está colocada. Mas existem muitas outras também. Uma delas envolve o falso dilema de que cabe ao empresário cuidar de seu negócio e que os destinos do País devem ser decididos no âmbito dos poderes constitucionais, em especial no Executivo e no Legislativo – e, no quadro presente, cada vez mais também no Judiciário.

Parodiando Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra e quem pensa com a unanimidade não precisa pensar; quem se prende à polarização se nega a pensar, só faz polemizar.

Fora relevantes exceções, não existem negócios saudáveis em ambientes doentes e contaminados. Isso nunca foi tão verdadeiro quando se avalia o desemprego atual, o número de negócios fechados, a desorganização de diversos setores econômicos e o aprofundamento e alargamento do fosso que nos separa das economias mais desenvolvidas, que teima em se ampliar.

A visão comparativa com a realidade global deveria ser foco permanente e elemento de avaliação para não nos apequenarmos na análise apenas de elementos circunscritos de nossa própria realidade, entendendo que podemos evoluir ao nos compararmos apenas com alguns elementos do passado – quando, na verdade, ampliado o campo de visão, estamos regredindo em muitos aspectos.

Nossa perda de representatividade e relevância econômica, social e ambiental no cenário global são apenas alguns deles.

Não se pode negar, de forma justa e realista – atributos de quem pensa e não apenas polemiza – avanços marcantes em muitos aspectos no âmbito dos setores público e privado.

No agronegócio, na desconcentração no setor financeiro, na transformação digital, em algumas poucas concessões de atividades públicas, na maturidade e internacionalização de alguns setores empresariais, nas questões trabalhistas, na proteção dos dados, no avanço de setores da medicina e outros mais.

Em compensação, é gritante o retrocesso recente na saúde, na segurança, na educação, na questão tributária, no emprego, na renda, na própria corrupção, na informalidade, nas questões ambientais e, principalmente, no avanço do quadro de desigualdade social.

Onde se depende mais do Estado, fica flagrante a inércia e, em muitos casos, o retrocesso.

No momento, o País se divide entre os que discutem a indesejável e preocupante polarização política e, em menor número, os que buscam outra solução.

O que nos falta é a construção de uma proposta que tenha a virtude de agregar e encaminhar novas opções ao maniqueísmo político estabelecido. Que acima de tudo crie uma visão estratégica para o País, tirando-o do atoleiro em que se meteu por conta do quadro atual.

E, como lembrado que a unanimidade é burra, uma proposta não terá condição de ser única e consensual, mas é necessário buscar a convergência possível, em especial no âmbito dos diversos setores empresariais.

São muitas as diferenças que envolvem, por exemplo, porte dos negócios, os diferentes setores e segmentos, as questões regionais, os aspectos políticos, a maturidade e o desenvolvimento econômico diversos, tudo isso contribuindo para dificultar em muito o desenho da convergência possível.

Mas, se não for possível chegar ao mínimo desejado, então merecemos viver o que estamos vivendo e, pelo andar da carruagem, tudo indica que pode assim permanecer, agravando, desestimulando e desviando recursos e adiando ainda mais a perspectiva de um futuro melhor.

É tempo – e estamos atrasados – de nos mobilizarmos para sair da mesmice inercial da discussão da polarização e nos abrirmos para assumir a responsabilidade de criarmos uma proposta alternativa para o Brasil. Ou nos conformarmos com a indesejável e burra unanimidade. Termine como terminar, será péssimo para o País.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Postagem anterior

Havaianas e Natura levam estratégias de venda direta ao cliente à NRF

Próxima Postagem

Abilio Diniz: “Momento não é de retomada, mas de explosão na economia”

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Abilio Diniz: "Momento não de retomada, mas de explosão na economia"

Abilio Diniz: "Momento não é de retomada, mas de explosão na economia"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.