Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Business Synergy e o Franchising do Bem

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
14 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse período que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo, que, ao longo dos anos, tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.

Esse ano em especial, fico feliz ao ver que um movimento que sempre observava no mercado de franquias americano ganha corpo no franchising nacional. Franqueadores experientes estão abrindo as portas de suas sedes para receberem outros empresários do setor para compartilharem experiências e o know how que agregaram ao longo dos anos na gestão de suas redes de franquias.

Essa satisfação pessoal vem do fato de que sempre que visitamos a Convenção da IFA (International Franchise Association) nos Estados Unidos ou outro evento internacional, vemos franqueadores compartilhando desafios e experiências reais com outros empresários do setor, sendo que, muitas vezes, isso ocorre de maneira bastante fluida mesmo entre concorrentes. Aqui no Brasil, esse movimento sempre foi muito sutil, havia sempre o receio de compartilhar demais, dizer demais, e com isso perder algum espaço no mercado. Afinal, em boca fechada não entra mosquito, não é mesmo?

Não, não é!

No mundo conectado e na chamada era do acesso em que vivemos hoje, já não cabe achar que alguém detém com exclusividade alguma informação, ou conteúdo. Desde que as plataformas open source para cocriação e colaboração ganharam força, ficou mais evidente que se manter isolado e levantar muros para se proteger não traz benefício algum. Quem consegue transpor essa barreira ganha, e muito. Ganha em colaboração, construção conjunta, cocriação, inovação e – por que não – velocidade.

E é isso que tem acontecido no franchising nos últimos anos. Uma sinergia maior entre os negócios para a construção do que muitos tem chamado de “franchising do bem”. A união entre os empresários do sistema de franquias, para construírem efetivamente um setor mais forte e consolidado, com boas práticas implantadas e profissionalização, evitando a proliferação de aventureiros que denigrem o setor e o modelo de negócios de franquias.

Ao longo dos anos como consultores, sempre estimulamos esse processo de colaboração. Clientes recém-ingressos no franchising desejavam trocar experiências com quem já havia trilhado seu caminho de sucesso no setor. E sempre fomentamos esses encontros entre redes consolidadas e novatas. O resultado sempre foi engrandecedor. Quem ensina acaba com a sensação de que o bem e satisfação pessoal que recebeu foram muito maiores do que a contribuição dada. Quem teve a oportunidade de aprender, sai mais seguro e confiante dos passos que deve dar e nós, como consultores, saímos certos de estarmos fazendo valer o nosso papel nesse ecossistema. Sinergia pura!

Então fica aqui o convite para você empresário do setor de franquias ou qualquer outro setor, para ampliar a consciência e ser mais participativo. Muitas vezes dividir acaba sendo a melhor maneira de multiplicar.

 

Nota:

Esse ano o Grupo BITTENCOURT e a ABF promovem visitas técnicas a operações de varejo e franquias consolidadas. Dois grupos de 20 pessoas cada terão a oportunidade de conhecer de perto a gestão de marcas ícones do segmento, acompanhados por consultores da BITTENCOURT e por executivos das marcas anfitriãs durante a ABF Franchising Week. O projeto está em linha com o propósito da consultoria de contribuir com o desenvolvimento do país e do sistema que desenvolve há mais de 30 anos.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Suporte mal feito pode gerar perdas de R$ 11 bilhões ao varejo online

Próxima Postagem

Nova temporada do Programa Mercado & Consumo

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Nova temporada do Programa Mercado & Consumo

Nova temporada do Programa Mercado & Consumo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile