Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tecnologia a favor da rentabilidade e eficiência no segmento de moda

Redação de Redação
14 de maio de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Varejo – Planejamento comercial e Mix de produtos: Tecnologia a favor da rentabilidade e eficiência no segmento de moda

Por Juliana Cauduro*

No varejo de moda as apostas são cada vez mais arriscadas. Desenvolver coleções com ciclo de vida longo é uma estratégia que diminui a possibilidade de que o produto chegue ao mercado no timing errado, mas o consumidor demanda novidades cada vez mais depressa. Com isso, o fast fashion, coleções que chegam rapidamente aos pontos de venda e também duram pouco nas prateleiras, vem se tornando o padrão do mercado, e com elas, novos desafios: como planejar, com meses de antecedência, cada coleção, sabendo que qualquer erro pode gerar prejuízos? A resposta é: com o uso de tecnologia.

No fast fashion o ciclo de vida do produto é realmente muito curto, de no máximo quatro semanas. Dosar esses produtos de alto giro com itens mais perenes é fundamental criar diferenciação e contar com margens saudáveis. Na constante busca pela eficiência e produtividade, é importante contar com tecnologias que permitam planejar a demanda de cada linha de produtos com maior assertividade.

Tudo começa com o plano comercial da pré-estação, que é realizado em média nove meses antes da estação propriamente dita. A partir das definições de volume de vendas, margem, giro de estoque e cobertura, o mix de cada loja é definido a partir de itens perenes (moda básica), fashion e fast fashion. Dessa maneira o risco é diluído e, ao mesmo tempo, cria-se um incentivo para que a cliente visite a loja para conhecer as novidades, que duram menos de um mês no ponto de venda.

O objetivo do planejamento na moda é reduzir ao máximo a quantidade de produtos que entrará em markdown, já que grande parte do sortimento sofre alterações de preço ao final da estação, o que leva a um impacto direto nas margens. Com o uso de um histórico de vendas assertivo e algoritmos científicos, o planejamento comercial e de sortimento define o mix ótimo nos pontos de venda de acordo com os perfis de consumo por clusters de lojas, além de estipular as alocações de produto no modelo push-pull-push, visando acertar os níveis de estoque em loja e evitar as indesejadas reduções de preço (markdowns).

Com produtos importados, que têm ciclo de produção e logística mais longos, ser assertivo no planejamento é vital, pois tanto o excesso como a falta de produtos impactam os resultados. Mesmo com produtos sem histórico é possível realizar previsões acuradas das vendas. Para produtos que nunca fizeram parte do mix, é possível realizar o processo de identificação de itens que têm características semelhantes e, a partir deles, efetuar projeções de venda com precisão. Para esses itens, é importante elaborar um ‘histórico fictício’, a partir de atributos semelhantes de outros produtos que fizeram parte do sortimento.

A visão estruturada do processo, bem como a capacidade de prever o retorno é fundamental para o sucesso das coleções, quaisquer sejam as condições do mercado, a assertividade nas previsões é ainda mais relevante em momentos delicados de retração da economia, para minimizar os riscos.

Recomendo a leitura do e-book “Fashion Planning in a Direct Retail World”, elaborado pela Oracle Retail, que revela os cinco benefícios da adoção de uma solução de planejamento de demanda no varejo de moda. Baixe o e-book aqui.

*Juliana Cauduro é principal sales consultant, na Oracle Retail

Postagem anterior

App facilita agendamento em salões de beleza

Próxima Postagem

Muita calma nessa hora, mas vale a pena acreditar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Muita calma nessa hora, mas vale a pena acreditar

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.