Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os estoques estão altos, e agora?

Redação de Redação
14 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Alexandre Machado*

Em meu último artigo (que você pode ler clicando aqui) abordei uma preocupação de muitos varejistas: os estoques. Sejam eles altos, desbalanceados ou obsoletos. E essa “dor” pode ser maior ou menor conforme o segmento de atuação da empresa e ao mercado onde ela está inserida.

Naquela ocasião, passei rapidamente pela necessidade de processos eficientes e de um planejamento integrado entre vendas, estoques e compras. Tudo isso suportado por um processo e uma ferramenta eficiente e muito utilizada no mercado que é o OTB (Open to Buy).

Mas somente isso não será suficiente para garantir que a empresa não sofra com os níveis de estoques e não deixe seu fluxo de caixa comprometido, principalmente em momentos como o que o varejo brasileiro vem passando.

Essa poderosa ferramenta tem que estar integrada com outros processos e ferramentas, muitos deles transcendem a área de compras e produto e integram-se com áreas de operações de loja, logística, marketing e financeira. Entre as principais destaco:

• A gestão do ciclo de vida dos produtos suportada pelos calendários de lançamentos de produtos e processos e políticas claras para demarcações de preços;

• A definição do plano de sortimento já orientada pelos cluster de lojas, buscando assim a assertividade na alocação das mercadorias de acordo com as características de cada mercado e loja;

• O modelo de abastecimento e operação logística, que abrangem as definições de localização dos estoques, modelos de armazenagem e sistemas de distribuição tais como cross docking ou flow through;

• Parâmetros de reposição integrados aos planos de compras.

Como podemos ver, são diversos elementos e processos-chaves que devem ser trabalhados e somente assim a empresa obterá um modelo eficiente de gestão de mercadorias e estará em linha com as boas práticas do mercado. Outro ponto importante é que existem formas de fazer tudo isso sem grandes investimentos em sistemas e/ ou projetos grandiosos.

*Luiz Alexandre de Paula Machado (alexandre@gsmd.com.br) é diretor da área de consultoria da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Os mistérios do varejo da Índia – Parte 2

Próxima Postagem

A epidemia do pessimismo contagioso

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

A epidemia do pessimismo contagioso

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile