Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Dia do Consumidor: a chance de ser omnichannel

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
14 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Dia do Consumidor: a chance de ser omnichannel

A estratégia de omnichannel ou omnicanalidade consiste em oferecer uma experiência de compra integrada e consistente em todos os canais. A forma de comprar mudou muito nos últimos anos e, com a pandemia, ainda mais. Como um grande número de consumidores precisou adotar um comportamento digital frequente, as empresas também foram obrigadas a redesenhar e acelerar a transformação digital em tempo recorde.

Estudos recentes mostram que a quantidade de brasileiros que passaram a consumir de forma híbrida — utilizando varejo online e físico — a partir da pandemia aumentou de maneira muito expressiva. Eles já são 60%, sendo que 16% do público afirma ter estreado nas compras online em 2020, segundo pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box.

É certo dizer que o consumidor brasileiro está cada dia mais exigente quando se trata de uma experiência de compra integrada. Por exemplo, ele quer ter a possibilidade de fazer seu pedido online e buscar na loja, comprar na loja e receber em casa, ou verificar a disponibilidade do produto de interesse em alguma loja física.

A omnicanalidade pode trazer benefícios também para os lojistas, como o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos, fidelização dos clientes, melhoria da percepção da marca e, como consequência, o aumento das vendas. Dados reunidos pela V12 Data reforçam isso: a frequência de compra é 250% maior em omnicanal versus canal único e o valor médio do pedido é 13% maior por pedido em omnicanal em comparação ao canal único; empresas com engajamento de clientes omnicanal extremamente forte retêm em média 89% de seus clientes; as taxas de retenção de clientes são 90% mais altas para canais omni em relação a canal único.

E, quando a estratégia funciona em datas sazonais significativas para o varejo, como o Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março, esses benefícios são escalados. O período já é considerado a Black Friday do primeiro semestre, principalmente pelo alto potencial de negócio. Um outro estudo feito pela All iN e Social Miner mostrou que o período movimentou R$ 722 milhões em 2022, uma alta de 22% em relação ao ano anterior. O número de pedidos cresceu 16% e o ticket médio aumentou 5%, chegando à marca de R$ 491. Ou seja, lojas que apostaram na data saíram ganhando.

Dito isso, a seguir vou listar algumas oportunidades para quem quer atuar com omnicanalidade e vender mais na Semana do Consumidor.

Integração de estoque

Com a possibilidade de compra em diversos canais, é necessário que a empresa tenha controle sobre o estoque em tempo real, para evitar problemas como a venda de um produto que não está disponível. Em datas sazonais, esse desafio se torna ainda maior, pois a demanda pode aumentar significativamente.

Para superar essa barreira, é necessário investir em tecnologia que permita a integração do estoque entre os diferentes canais de venda, como faz um hub de integração, por exemplo. Trata-se de um grande centralizador de operações que permite que tudo seja visualizado e feito em um único canal com maior facilidade, como cadastro, configuração, venda e gestão. Para um lojista que tem seus produtos anunciados em muitos canais de venda, a ferramenta é essencial, pois auxilia a reduzir riscos e erros da operação.

Personalização da experiência

É importante oferecer uma experiência personalizada para cada consumidor, levando em conta seu histórico de compras e preferências. Isso exige uma integração dos dados dos diferentes canais.

A melhor forma de fazer isso é com um sistema de Customer Relationship Management, ou CRM. Lá você consegue armazenar, organizar e analisar todas as informações obtidas em relação aos usuários. Para conseguir dados ainda mais valiosos, você também pode investir em pesquisas de mercado e de satisfação.

Logística integrada

É preciso ter em mente que a entrega do produto é o ponto primordial para a satisfação do cliente. Atrasos, fretes mal calculados e falta de rastreamento são apenas alguns dos erros comuns que podem ser evitados. Para isso, é importante que o sistema de logística esteja adequado corretamente à localidade de entrega, para que os prazos informados sejam cumpridos. Ao calcular uma data, coloque uma margem de segurança, mas com muita cautela, porque qualquer dia adicional reduz drasticamente a conversão das vendas.

Por fim, deixo aqui algumas dicas especiais para os lojistas que pretendem alcançar o máximo sucesso no Dia do Consumidor:

  • Selecione produtos em tendência: coloque em oferta produtos competitivos, que realmente despertem o interesse do público. Não deixe de olhar para o que está em alta na sua categoria atualmente. Nesta página aqui, por exemplo, você encontra 650 itens em 6 categorias diferentes, incluindo Beleza e Saúde, Casa e Decoração e Eletrônicos com grande potencial de venda para a data.
  • Use frases chamativas para atrair o público: crie frases cativantes e persuasivas na divulgação das promoções. São elas que irão convencer o público a comprar na sua loja. Aqui você encontra 62 ideias e frases para atrair clientes.
  • Crie estratégias de preço vantajosas para o cliente: alguns exemplos são aplicar descontos agressivos em itens estratégicos; oferecer redução de preço progressiva e montar kits para aumentar o ticket médio; ter ofertas especiais para quem já comprou na sua loja e enviar brindes em compras acima de determinado valor.

Alexander Clein é diretor comercial do Olist.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Phytoervas abre lojas próprias em São Paulo e no Rio de Janeiro

Próxima Postagem

Alimentos ou refeições congelados, visão do consumidor e foodservice

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Alimentos ou refeições congelados visão consumidor e foodservice

Alimentos ou refeições congelados, visão do consumidor e foodservice

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.