Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A reconfiguração dos shoppings e centros comerciais

Redação de Redação
14 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

É um movimento global com cores mais dramáticas no cenário local. Os centros comerciais planejados e os shopping centers estão passando por intenso e estrutural processo de reconfiguração por conta das transformações mais amplas e abrangentes do cenário de negócios, consumo e varejo.

Os diversos formatos de shopping centers, incluindo os de vizinhança, os power centers, os verticais, os multiusos, os especializados, os regionais e outros, fazem parte de um conceito maior de centros de compras planejados que, cada vez mais, são menos de compras e mais de serviços, diversão, lazer, cuidados pessoais, saúde, educação e muito mais.

E nessa categoria devem ser também considerados os novos centros planejados que se desenvolvem em rodoviárias, ferroviárias, aeroportos, estações de metro, universidades, hospitais, centros empresariais e em muitos outros locais onde exista tráfego e demanda de potenciais consumidores.

É a multiplicação exponencial de alternativas na esteira do processo de empoderamento dos consumidores que têm inúmeras oportunidades e ofertas para adquirir, experimentar, vivenciar ou se envolver com algo tangível ou intangível. Mesmo que seja apenas a experiência de um relacionamento com uma marca.

E toda essa ampliação da oferta de centros comerciais planejados ainda enfrenta dois desafios ainda maiores.
Um deles envolve a migração de compra de produtos para a compra de serviços e soluções, algo inerente ao processo contínuo de amadurecimento da sociedade que, à medida que cresce seu poder aquisitivo, migra da compra de produtos para a compra de serviços de forma ampla.

E pode ainda tomar a forma de compra de soluções quando integra a venda do produto associada com serviços, como é o caso de uma casa pintada, ao invés da tinta, o home theatre instalado ao invés da venda do conjunto de som e imagem ou o projeto do mobiliário planejado da casa, projetado, produzido e instalado, ao invés da venda das peças dos móveis.

Essa transformação estrutural obriga a uma reconfiguração da oferta dos centros comerciais planejados abrindo desafios e oportunidades, como são aqueles especializados no lar.

De outro lado, o desafio de atender consumidores cada vez mais digitais em seus hábitos que usam a internet para pesquisar, comparar, se informar e comprar produtos sem, muitas vezes sequer visitor uma loja ou shopping nesse processo.

A forte participação das vendas pela internet no total das vendas do varejo, que na Inglaterra já se aproxima dos 15%, dos 10% nos EUA ou mesmo dos 3,5% do Brasil, em todos os casos em processo de expansão crescente, se torna outro problema para os centros comerciais tradicionais que precisam equilibrar a participação das simples vendas de produtos, para serem muito mais que um local repleto de lojas.

Precisam ser centros comerciais multiuso com espaços destinados a vendas de produtos, serviços, entretenimento, laser, educação, alimentação, saúde e muito mais, de forma economicamente interessante tanto aos olhos dos desenvolvedores, empreendedores e financiadores desses projetos, quanto dos consumidores que os viabilizarão.
Esse é o cenário global.

No quadro local, a situação se torna ainda mais dramática. A conjugação da redução do interesse e capacidade de investir da grande maioria dos comerciantes de produtos e serviços com o quadro econômico atual, e sua perspectiva de curto e médio prazo, associada com uma visão anterior de empreendedores, financiadores e desenvolvedores desses centros com expectativas de retorno de investimento em patamares não mais viáveis, criam espaços ociosos e a perspectiva de agravamento da situação.

É a conjugação de uma transformação estrutural global precipitada por mudanças na sociedade, no consumo e no mercado com a contingência de curto prazo de um cenário econômico adverso, reconfigurando e redesenhando o setor.

Nesse cenário, mais do que nunca, o lado da oferta de produtos e serviços e o comércio de forma geral, deveriam discutir de maneira madura, ampla, estratégica e ambiciosa, com os empreendedores, desenvolvedores, financiadores e administradores dos centros comerciais, de todas as formas e características, em busca de soluções comuns, considerando os vetores mais estruturais e outros tantos de natureza tática.

 

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Cerca de 10% dos lojistas serão substituídos nos próximos três anos

Próxima Postagem

O tratamento correto do pedido como aliado na redução de custos e otimização das operações – Parte II

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

O tratamento correto do pedido como aliado na redução de custos e otimização das operações – Parte II

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.