Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

NRF 2023: o que esperar dessa edição do evento?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
14 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
NRF
[the_ad id="169690"]

Finalmente está chegando um dos eventos mais aguardados do mercado: a NRF 2023, um dos principais e maiores eventos do setor de varejo no mundo, iniciará nesse dia 15 de janeiro no Centro de Convenções Javitz, na cidade de Nova York.

[the_ad id="138406"]

Será muito interessante estar presente na primeira edição após 2 anos do enorme impacto causado pelas transformações decorrentes da pandemia global de COVID-19 e de como as empresas – e consumidores – a elas se adaptaram. Acredito que a ansiedade pelo reencontro presencial e por tudo que envolve um evento dessa magnitude, seus expositores, palestrantes e participantes será muito grande e até emocionante.

É fato que já de alguns anos para cá, a NRF se caracteriza menos por mostrar ao mercado inovações disruptivas até então desconhecidas (até porque hoje a instantaneidade da internet inviabiliza na prática essa questão) e muito mais por afirmar tendências consolidadas ou projetar o por vir. Também é fato que, apesar de ser um evento voltado para o varejo, tudo que se discute e apresenta durante a NRF tem relevância e impacto nos mais diversos setores da economia – fazendo com que sua importância estratégica cresça junto aos líderes e organizações

Assim sendo, alguns dos principais temas em que acredito que deveremos estar atentos na edição 2023 para buscar referências que ajudem nossos negócios a enfrentar esse desafiador período são os seguintes:

  • Soluções logísticas: analisar impactos, otimizações e melhorias realizadas nas cadeias de supply chain pelas empresas ao longo de 2022 (e o que se está projetando para 2023) será muito importante, uma vez que grande parte dos desafios de rupturas de estoque, ausência de produtos e custos inflacionários globais foram decorrentes de desafios logísticos fomentados pelas disrupções pandêmicas. Esse foi um dos hot topics na edição de 2022, e acredito que ainda será um assunto muito presente e algo relevante para ajudar no ganho de eficiência para otimizar custos;
  • Amadurecimento digital: em pesquisa realizada por nós na Sponsorb junto a um grupo muito representativo de lideranças executivas nacionais em 2022, foi bastante evidente que as organizações líderes já implementaram muitos processos e iniciativas de transformação digital durante o triênio 20-22, mas que agora sofrem as dores da necessidade de “amadurecer digitalmente” essas mudanças estruturantes. Automação, robotização, aplicativos e digitalização em geral foram questões muito presentes na NRF 2022. Acredito que nesse ano será bastante premente a questão de como ganhar ainda mais eficiência, resultados e melhorias através da correta gestão das soluções digitais no negócio, que proverão experiências superiores ao cliente;
  • Valorização das pessoas: em tempos de retomada vigorosa das vendas nas lojas físicas e uma espécie de “cansaço” generalizado da exposição excessiva ao digital, da explosão dos conflitos geracionais, do trabalho híbrido e da busca de propósito mais amplo no trabalho tangibilizada pelos “quiet quitters” e também de enormes desafios para consolidar e estabelecer culturas de alta performance, acredito que se falará muito sobre liderança para o pós-pandemia e soluções concretas de capacitação, desenvolvimento e gestão de times altamente voltados ao cliente;
  • Omnicanalidade: assunto que não é novo, mas que cada vez mais ganha relevância e tangibilidade devido aos avanços tecnológicos e a chegada massiva de IoT e IA. Os varejistas já entenderam há tempos que o cliente quer ser atendido na hora que quiser e pelo canal que preferir – digital ou físico, ficando cada vez mais impaciente com processos frágeis e pouco integrados entre canais de relacionamento e venda. Mas a implantação de sensores, soluções de analytics e painéis de controle, integração de dados e customização real time de jornadas ainda constituem enormes desafios práticos mesmo para as maiores empresas. Acredito que veremos muitas novas soluções no evento para ajudar as empresas a seguir avançando na constituição de soluções efetivamente customer-centric viáveis na ponta.

Haverá certamente muitos outros temas de impacto no evento. Procurei listar alguns dos pontos-chave que imagino que serão mais abordados por lá.

Acredito veementemente que essa NRF 2023 será um importante marco na divulgação e consolidação das novidades e tendências que direcionarão os próximos anos no setor varejista, nesse pós-pandemia em um mundo em crise econômica, política e de transição de valores há décadas estabelecidos. Poucos momentos históricos foram tão relevantes para que analisemos criticamente o passado e o presente, e os usemos como alavancas para construir um futuro melhor e longevo para nossas organizações, seus colaboradores, parceiros de negócio e clientes.

Fernando Moulin é partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance, professor e especialista em negócios.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

‘Preservação é a galinha dos ovos de ouro do agro’, diz ministro da Agricultura

Próxima Postagem

Como os investimentos de venture capital podem fortalecer o varejo em 2023

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
venture capital

Como os investimentos de venture capital podem fortalecer o varejo em 2023

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.