Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As oportunidades de negócios em TI para 2024 exigirão uma abordagem holística do mercado

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
13 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
As oportunidades de negócios em TI para 2024 exigirão uma abordagem holística do mercado

Continuando a nossa análise sobre os desafios de 2023, podemos notar que cada vez mais as empresas estão constantemente se adaptando para se manterem competitivas. O ano de 2024 promete trazer uma série de mudanças revolucionárias no cenário de Tecnologia da Informação e temos a oportunidade de explorar algumas das principais tendências em TI que estão moldando o futuro e revolucionando a forma como fazemos negócios.

Ao adotar uma abordagem holística que combina análise abrangente do mercado e cenário atual, entendimento do cliente e acompanhamento das tendências tecnológicas e fatores que impactam o setor, as empresas conseguirão se posicionar de forma mais eficaz para prever seu próprio crescimento e aproveitar as oportunidades dentro de um cenário de negócios dinâmico.

Depois do impacto inicial em 2023, agora a Inteligência Artificial já é uma realidade. Em 2024 veremos avanços significativos em suas aplicações, tornando-a cada vez mais acessível. Algoritmos de IA sofisticados e sistemas de aprendizado profundo permitirão às empresas automatizar tarefas complexas, melhorar a personalização do cliente e aprimorar a análise preditiva. Desta forma as empresas conseguirão tomar decisões melhor embasadas em dados e informações, oferecendo experiências personalizadas e eficientes aos clientes.

Em paralelo ao descobrimento popular e facilitado da IA, o próximo ano promete ser marcado pela computação quântica tornando-se uma realidade comercial. As empresas estão investindo pesadamente em pesquisas para desenvolver computadores quânticos poderosos, capazes de resolver problemas complexos em segundos. Para os negócios, isso significa uma revolução nas operações de TI, com a capacidade de processar grandes volumes de dados de forma mais rápida e eficiente, o que abrirá portas para a inovação em várias indústrias.

Somando o uso dos “super e poderosos computadores” para otimizar o processamento de dados com a presença de algoritmos de IA cada vez mais sofisticados, a crescente adoção de dispositivos IoT (Internet das Coisas) faz com que o Edge Computing seja uma necessidade presente para 2024. Em vez de depender de uma infraestrutura centralizada, as empresas estão transferindo parte do processamento de dados para a borda da rede, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz às demandas em tempo real, melhorando a eficiência operacional e proporcionando uma experiência mais fluida aos usuários finais.

Todo esse avanço faz com que brechas permitam que as ameaças cibernéticas se tornem mais sofisticadas, fazendo com que a cibersegurança seja uma preocupação fundamental para todas as empresas. Em 2024, veremos um aumento significativo nos investimentos em tecnologias de segurança, como Inteligência Artificial para detecção de ameaças, blockchain para garantir a integridade dos dados e autenticação biométrica avançada. Proteger dados e sistemas será uma prioridade máxima para as empresas que desejam construir e manter a confiança dos clientes.

À medida que nos aproximamos de 2024, as tendências de negócios em TI estão moldando um futuro promissor. Aquelas empresas que adotarem proativamente essas tecnologias terão uma vantagem competitiva, impulsionando a inovação, melhorando a eficiência operacional e proporcionando experiências excepcionais aos clientes. Estar atento a essas tendências e investir nas soluções certas pode ser a chave para o sucesso nos negócios do futuro, transformando desafios em oportunidades e construindo um caminho sólido para o crescimento sustentável.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NRF reúne celebridades e grandes marcas do varejo em edição de 2024

Próxima Postagem

Estudo aponta desafios do inventário e das trocas como consequência da omnicanalidade

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Estudo aponta desafios do inventário e das trocas como consequência da omnicanalidade

Estudo aponta desafios do inventário e das trocas como consequência da omnicanalidade

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.