Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como age a gamificação? E com a IA junto?

Episódio 01: Vamos conhecer como a gamificação e a IA trazem resultados juntas

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
13 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Como age a gamificação? E com IA junto?

Neste episódio, vamos iniciar uma nova série que abordará por que a gamificação funciona e traz resultados. Começarei falando sobre gamificação e IA e como as duas, juntas, fazem a diferença.

A IA e a gamificação estão transformando o aprendizado e entregando resultados muito acima da média. A integração de novas tecnologias na educação corporativa tem sido um “divisor de águas”, proporcionando experiências muito mais engajadoras, dinâmicas, envolventes e eficientes.

O que a IA e a gamificação entregam juntas? Podemos resumir as entregas em duas principais: personalização da aprendizagem e a interatividade.

Com a utilização da IA, podemos criar jornadas personalizadas que vão atender não só as necessidades de ganhos de competências, mas também o ritmo de aprendizagem. A partir dos algoritmos avançados, a IA consegue identificar quais conteúdos o colaborador precisa aprender para evoluir e, assim, suprir determinadas necessidades de aprendizagem. O que vemos aqui é que, além do aumento da eficiência na aprendizagem, temos um aumento de motivação, o que impulsiona ainda mais a vontade de aprender e a retenção do conhecimento.

Com a gamificação, incorporamos os elementos de jogos, como pontos, regras, desafios e recompensas, tornando o aprendizado muito mais atrativo, desafiador, dinâmico e engajador. Diversos estudos confirmam que a gamificação traz muitos ganhos de eficiência e de bem-estar, contribuindo diretamente para a motivação, o comprometimento e a conexão com a empresa e seus propósitos.

Se unirmos IA e gamificação, teremos uma experiência de aprendizado personalizada, motivadora, inteligente, lúdica e engajadora. A combinação dessas duas tecnologias está oportunizando uma verdadeira transformação na educação, pois, por meio da personalização, elas promovem também a inclusão.

Outra grande vantagem dessa dupla é a capacidade de dar respostas de forma imediata e com todo o detalhamento. Essa rapidez de retorno solidifica o conhecimento e instiga o colaborador a continuar a jornada de aprendizagem.

A velocidade dos retornos cria pontes de atenção e continuidade no ensino, fazendo com que os colaboradores tenham uma retenção muito superior do conhecimento aprendido.

E, para fechar esse episódio, retomo a base da gamificação, que é oportunizar uma aprendizagem envolvente, desafiadora, colaborativa, prática, à medida que permite que situações reais sejam resolvidas no game, além de estimular o pensamento crítico e o bem-estar, trazendo felicidade e alimentando toda essa engrenagem virtuosa.

Faço votos que vocês levem a IA e a gamificação para as suas empresas e comecem a colecionar ótimos resultados e histórias para contar. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

C&A abre mais de 5 mil vagas temporárias para Black Friday e festas de fim de ano

Próxima Postagem

Portobello faz colaboração com designers e arquitetos para o desenvolvimento de produtos

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Portobello faz colaboração com designers e arquitetos para o desenvolvimento de produtos

Portobello faz colaboração com designers e arquitetos para o desenvolvimento de produtos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.