Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A recuperação do setor de foodservice passa pelo aumento no preço das refeições

Ricardo Contrera de Ricardo Contrera
13 de outubro de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A recuperação do setor de foodservice passa pelo aumento no preço das refeições

O valor necessário para se comer fora do lar está mais alto e isto pode ser uma boa notícia para o setor de foodservice. A pesquisa Preço Médio da Refeição Fora do Lar, de 2023, realizada pela Mosaiclab entre junho e agosto deste ano, mostrou que o valor médio de uma refeição completa para o trabalhador é de R$ 46,60.

Esse valor, que contempla um prato de comida, uma bebida, uma sobremesa ou fruta e um café, ficou 17,4% mais caro neste ano em relação a 2022. Essa pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) e ocorre há mais de 20 anos. São 5.470 preços coletados presencialmente, de 4.516 estabelecimentos comerciais em 22 Estados e o Distrito Federal, o que a torna a mais completa e robusta coleta de preços do setor.

Preço médio da refeição – Brasil e Regiões – Pesquisa Preço Médio da Refeição Fora do Lar – 2023 Mosaiclab / ABBT

Em uma primeira leitura dos dados chama a atenção o fato do valor ser bastante alto. Isso significa que para se alimentar, o trabalhador precisaria desembolsar R$ 1.025,20 mensalmente ou o equivalente a 35% do rendimento médio do brasileiro medido pelo IBGE, que era de R$ 2.921 na época em que se iniciou o campo da pesquisa, em junho de 2023.

Vale ressaltar que a pesquisa do preço médio mede o valor da refeição pela ótica da oferta, ou seja, o valor cobrado pelos restaurantes. A realidade, no entanto, é diferente sob a ótica do consumidor. Uma outra pesquisa da Mosaiclab, chamada Crest, com 72 mil entrevistas por ano em todo o Brasil, mede o consumo do brasileiro de refeições preparadas fora do lar, em bares, restaurantes, lanchonetes, no varejo e até mesmo em máquinas de autosserviço, mais conhecidas como vending machines.

Segundo esta pesquisa, quando filtramos o valor pago por uma refeição, durante a semana, em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes e autosserviço (a quilo ou buffet), os valores gastos eram menos da metade do valor ofertado pelos restaurantes, de R$ 22,37.

Por que o preço efetivamente pago pelo consumidor é menor do que o ofertado medido na pesquisa com estabelecimentos? É preciso esclarecer que a pesquisa da ABBT leva em conta uma média ponderada entre os diferentes categorias de refeição no Brasil.

São medidos os restaurantes por tipo: comercial (o popular “prato feito”), autosserviço (sistema self-service por quilo ou buffet a preço fixo), executivo (oferece sempre um cardápio do dia em promoção) e à la carte (consumidor escolhe o prato que será preparado na hora e tem algumas características diferenciadoras como maitre, recepcionista, estacionamento, carta de vinhos etc.).

No dia a dia, o consumidor não varia tanto suas escolhas, fazendo suas refeições normalmente em restaurantes mais populares, deixando o à la carte, por exemplo, para ocasiões especiais em sua maioria. O fato é que o aumento dos preços pela ótica dos estabelecimentos é uma boa notícia para o setor.

Depois de 3 anos de muita pressão sobre o setor, com aumentos de custos que foram desde os aluguéis, passando pelas matérias-primas, mão de obra e os custos de delivery, para muitos estabelecimentos esse foi o único canal de vendas em dados momentos da pandemia. Os estabelecimentos puderam finalmente repassar parte destes custos para o consumidor, que vive um momento de recuperação do seu rendimento médio, com índices de confiança nas alturas e desemprego e inflação em queda.

Embora o brasileiro ainda esteja sofrendo com uma pressão de custos, as perspectivas parecem boas e mais previsíveis para o consumo. A volta ao trabalho presencial e o arrefecimento dos modelos de trabalho híbrido ajudam nessa retomada do setor, mesmo que ainda não tenha retomado os patamares pré-pandemia.

Um outro dado da pesquisa do preço médio que saltou aos olhos é que 70% dos estabelecimentos pesquisados afirmam que o cenário futuro do seu setor de comida fora do lar vai melhorar, enquanto 25% acham que ficará como está e apenas 5% acreditam que vai piorar.

Dizem que na economia a perspectiva futura positiva prediz um futuro realmente promissor. Tudo indica que o setor está confiante e, finalmente, conseguindo repassar custos e repor margens depois de tantos anos de sofrimento. Vale acompanhar para ver se estas previsões se confirmam e se o consumidor aumentará seu ticket médio ou seguirá precavido, administrando seus gastos com as mais diversas categorias.

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

 

 

 

Postagem anterior

Taco Bell inaugura primeira loja com drive-thru no Brasil

Próxima Postagem

Apple é a marca mais preparada para as transformações do futuro

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Apple é a marca mais preparada para as transformações do futuro

Apple é a marca mais preparada para as transformações do futuro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.