Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

6 lições valiosas sobre propósito

Redação de Redação
13 de outubro de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Rodrigo Anunciato*

[the_ad id="138406"]

Estamos em pleno momento de transição. Seja devido ao atual cenário político, econômico, social, ou mesmo por suas consequências, a realidade das organizações vem mudando drasticamente e deve mudar ainda mais nos próximos anos, mesmo com a tão aguardada retomada da economia.

As equipes de trabalho, antes inchadas e repletas de profissionais, dão cada vez mais lugar a times enxutos, multitarefas e que em muitos casos, vem trabalhando por vários para manter as empresas ativas.

[the_ad id="99067"]

Esse processo, marcado por inseguranças e incertezas, trouxe uma grande lição para todos nós: é possível fazer mais e melhor, mesmo com equipes reduzidas.

No entanto, para isso não basta apenas garantir a manutenção dos empregos, algo cada vez mais fundamental no atual cenário devido às incertezas deste momento, mas é preciso ir além.

Uma boa forma de se fazer isso é por meio do estímulo às equipes.

Sabemos que este é um trabalho árduo e que requer cada vez mais empenho dos líderes no sentido de reforçar a todo o momento os reais objetivos e expectativas da empresa.

Mas só isso não basta. É preciso ir além e estimular cada profissional a buscar algo maior e que justifique seus esforços e empenhos para a conquista de resultados, pois caso contrário, a pressão cada vez maior pela excelência na execução acaba por desmotivar.

Joey Reiman, um dos maiores especialistas na área de liderança, marketing e inovação por propósitos e eleito pela revista Fast Company como uma das “100 pessoas que vão mudar o modo como o mundo pensa”, é autor de vários livros, dentre eles “Propósito – Por Que Ele Engaja Colaboradores, Constrói Marcas Fortes e Empresas Poderosas”.
Em uma de suas publicações, Reiman destaca seis lições sobre propósito:

1 – Propósito não é o que te tira da cama no meio da noite: é o que te faz sair da cama pela manhã;
2 – Marcas sem propósito fazem dinheiro, marcas com propósito fazem a diferença;
3 – Propósito transforma marcas em um significado maior. E se você não tem algum significado maior hoje, você não significará nada no futuro;
4 – Pessoas que procuram por um propósito não olham para o futuro, olham para o passado. Então, vá para trás para ir para frente;
5 – Propósito é um “porquê” e não um “o quê”;
6 – “Nunca se case com alguém que não é amigo do seu entusiasmo”.

Com a chegada dos millennials ao mercado de trabalho, cada vez mais o mundo dos negócios vai sentir a importância de se ter e disseminar propósitos.

Por isso, uma valiosa forma de sair na frente é estimular seu time na busca por seus propósitos. Uma boa forma de se fazer isso é por meio do reconhecimento e da valorização. Não estamos dizendo aqui que a cada passo o profissional deve receber um elogio, mas em momentos em que se fez de fato a diferença, seja com uma ideia ou uma entrega é importante que se tenha um retorno a respeito.

Este tipo de atitude tem um grande valor para quem recebe a informação e promove a convicção de que se está caminhando para o rumo certo e de forma alinhada ao propósito pessoal e da organização.

Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, o reconhecimento é uma forma de “dar a energia vital ao funcionário para continuar fazendo e seguindo em frente”, evitando interpretações errôneas como “não ser mandado embora já é um elogio” ou “o silêncio é a melhor maneira de dizer que está tudo em ordem”.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

E-commerce espera faturar mais de 2 bilhões de reais no Dia das Crianças

Próxima Postagem

OMS recomenda aumento de impostos de refrigerantes e bebidas açucarada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

OMS recomenda aumento de impostos de refrigerantes e bebidas açucarada

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.