Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como gerir a equipe em meio a demissões em massa?

Redação de Redação
13 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 3 minutos
Asian Office Worker Leaving His Job in Layoff for Recession

Asian Office Worker Leaving His Job in Layoff for Recession

Por Rodrigo Anunciato*

O cenário econômico brasileiro exige cada vez mais cautela e planejamento.Segundo uma recente pesquisa, 600 mil brasileiros foram demitidos nos primeiros oito meses deste ano.

Em dezembro de 2014, o indicador de desemprego mensal nas regiões metropolitanas do País era de 4,3%.  Em agosto, o índice já estava em 7,6% e, se as projeções se confirmarem, chegará a 10,5% em dezembro.

Um cenário como este gera cada vez mais insegurança não apenas nos profissionais que ainda mantém seus empregos, mas também nas empresas.

Outra pesquisa recente revela que seis em cada dez executivos brasileiros não bateram suas metas este ano.

Assim, com seus resultados muitas vezes aquém do esperado, as demissões mesmo que indesejadas tornam-se necessárias para que muitas empresas possam enxugar os custos e realocar recursos.

Não estamos falando aqui de um processo simples. Os profissionais que ficam precisam tocar o barco, mesmo que muitas vezes os efeitos das demissões sejam devastadores, especialmente para a moral da equipe.

A maioria dos gestores concorda que demissões é uma das questões mais difíceis de lidar em suas rotinas, mas o que se pode fazer para manter as coisas nos trilhos e seguir em frente depois de uma demissão em massa em sua organização?

A primeira e mais importante ação é uma comunicação honesta com a equipe, o que é de extrema importância para gerar a confiança necessária para seguir em frente.

Ter dados corretos antes de começar a falar sobre isso com o time é fundamental, uma vez que não se deseja que várias versões diferentes da verdade se encontrem pelos corredores.

Para manter as rédeas em vez de tratar esta situação como um “esperar e ver o que acontece”, os líderes devem assumir uma postura proativa, entendendo que as equipes terão perguntas e, embora nem sempre o líder seja capaz de responder a todas elas, é preciso ter o máximo de informação correta possível para ajudar a acabar com os rumores e a sensação de desconforto que se cria nesses momentos.

Rumores e especulações voam. Portanto, compartilhar o tanto quanto e permitir que a equipe traga seus questionamentos, pode ajudar a acalmar o grupo e colocar as coisas um pouco mais em ordem em um primeiro momento, pois a sensação de incerteza ameaça e atrapalha a equipe, não apenas em sua produtividade, mas a procurar oportunidades para remodelar a forma como as coisas são feitas.

Este não é um momento para sentar e esperar que as coisas aconteçam, mas para ver como as coisas vão mudar e o que se pode fazer para mudá-las.

Manter os talentos pode ser uma tarefa árdua se os profissionais estão se sentindo inseguros, o que ressalta ainda mais a necessidade de transparência.

Uma vez que você comunicou todos os dados e respondeu a todas as perguntas que pode, é hora de fazer com que todos fiquem na mesma página. É nesse ponto que os bons gestores assumem o controle para manter o time com foco na missão da empresa e acreditem no destino traçado por ela.

Se você for um bom gestor e tratar seu time como eles desejam ser tratados, as pessoas vão estar menos inclinadas a sair. Assim, faça o seu melhor para criar grandes relacionamentos com as pessoas antes de demissões acontecerem.

Quando é possível criar uma experiência no local de trabalho, mais do que uma relação apenas financeira, cultivando-as até o ponto onde todos sentem que pertencem a um time justo, lutarão para ficar, só saindo quando for absolutamente necessário.

Compreenda como os funcionários se sentem e compartilhe com eles de maneira autêntica suas informações e impressões sobre os fatos, mesmo que não possa dividir boas notícias.

Quando as demissões acontecerem, o local de trabalho ficará repleto de discussões. Torne-se disponível. Lembre-se: às vezes ouvir é suficiente.

Ser um líder significa permitir que as pessoas falem sobre suas ideias e medos, redirecionando isso para um contexto produtivo e lembre-se: há vida para todos depois de demissões.

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Estamos fora do acordão!

Próxima Postagem

Nunca devia ter abandonado a faculdade, diz Flávio Rocha, da Riachuelo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

Nunca devia ter abandonado a faculdade, diz Flávio Rocha, da Riachuelo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.