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Home Artigos

A influência da IA no varejo e o panorama do mercado frente às novas tecnologias

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
13 de setembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
A influência da IA no varejo e o panorama do mercado frente às novas tecnologias

Nos últimos anos, o avanço da Inteligência Artificial tem transformado diversos setores e o varejo brasileiro não é uma exceção. Cada vez mais, diante da digitalização, os consumidores buscam por experiências personalizadas, abrindo mão até mesmo do preço para ter um atendimento mais eficiente. Desta forma é previsível que as empresas que atuam no varejo recorram às novas tecnologias para otimizar operações com vistas a se manterem cada vez mais competitivas no mercado.

Desde a automação de processos até a análise preditiva e a personalização em massa, a IA está revolucionando a forma como as empresas interagem com os clientes, gerenciam seus estoques e tomam decisões estratégicas. Estamos falando de uma experiência integrada, em que o consumidor tem o desejo de ser valorizado em cada etapa da sua jornada de compra e relacionamento com as marcas.

Utilizar dados para entender as preferências e comportamentos dos clientes permite criar ofertas e comunicações que realmente façam sentido para eles. Ferramentas de análise avançadas e Inteligência Artificial podem transformar dados brutos em insights acionáveis, permitindo que as empresas ofereçam essas experiências personalizadas. Isso não só aumenta a satisfação do cliente, mas também impulsiona as vendas e a fidelidade à marca.

E não dá para falar de IA sem citar como a automação tem impactado a jornada do cliente. Desde chatbots que ajudam na resolução de dúvidas, até sistemas de recomendação personalizados, a automação tem transformado todo o processo de atendimento. Seja na revisão de processos internos, bem como na gestão de estoques e no processamento de pedidos, o que se tem observado é que processos automatizados e inteligentes liberam as equipes para se concentrarem em interações de maior valor com os clientes e potenciais consumidores.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, o futuro do varejo promete ser cada vez mais dinâmico e inovador. As tendências emergentes indicam que a IA não só otimizará processos já existentes, como também abrirá novas possibilidades para a interação entre empresas e consumidores – seja por meio de realidade aumentada e/ou virtual, lojas físicas sem a existência de caixas e sistemas de reconhecimento facial e sensores de produtos que permitem que o cliente entre, pegue e pague sem passar pelo caixa tradicional.

Porém, sabemos que o mercado brasileiro de varejo, para ser impulsionado por tantas tecnologias, enfrenta desafios: desde os financeiros e de investimentos, até as questões éticas e de responsabilidade social, fazendo com que seja necessário equilibrar inovação com privacidade e transparência. Não é por acaso que as consultorias de varejo já estão atuando de forma a estruturar modelos de negócios que apoiem seus clientes dentro desta nova realidade, criando recursos estruturais necessários para a operação.

Um bom exemplo de marcas que estão fazendo a diferença e se transformando neste cenário e que servem de inspiração é a Domino’s, que hoje tem uma abordagem além do foodservice e tem grande parte do seu modelo de negócios baseada em tecnologia. Com uma rede de franquias robusta, a empresa possui operações que se destacam pelo uso de chatbots e IA para prever demandas, evitar desperdícios e melhorar a experiência do cliente.

Outro bom exemplo é a Nvidia, maior referência global em Inteligência Artificial, que se tornou a empresa de maior valor de mercado nos Estados Unidos, superando gigantes como Apple e Microsoft. A empresa se antecipou a essas inovações e hoje impulsiona avanços em diversos mercados, de pesquisas científicas a jogos e animações, gerando mais de US$ 1 bilhão em vendas.

O momento atual do varejo reside na capacidade de criar uma presença contínua e uniforme em todos os pontos de contato com o cliente. Para muito além do omnichannel, a transformação digital e a personalização são estratégias-chave para maximizar o engajamento do consumidor e impulsionar as vendas, com uma abordagem verdadeiramente onipresente, que permite que o consumidor acesse produtos e serviços onde quer que ele esteja. Isso vai além da conveniência, representa também uma ampliação do alcance da marca e de forma que marque presença na vida do consumidor.

O panorama futuro do varejo, portanto, é um cenário onde a IA desempenha um papel central na transformação da experiência de compra. E as empresas que souberem integrar essas novas tecnologias de forma eficiente estarão bem posicionadas para liderar o mercado.

E se você quiser saber mais sobre os cases que citei aqui da Nvidia e da Domino’s, te convido a participar do BConnected, o maior evento de gestão de redes de negócios e franquias da América Latina. Estarão no palco essas referências do mercado e muito mais.

Dias 8 e 9 de outubro, no Teatro Santander em São Paulo. Clique aqui para saber mais sobre o evento. Espero você!

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

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A integração com a Extrafarma foi uma integração muito bem executada. Antecipamos essas sinergias em até seis meses. Diante disso conseguimos ter uma integração muito forte com toda a parte logística, de estoque e de mix de produto, refletindo nas vendas. Estamos fazendo algumas conversões de bandeira, para Pague Menos, em estados que a Extrafarma não tinha uma marca tão forte, e já apresenta um resultado bom, acima de 30%. Nos locais que as duas bandeiras são fortes, estamos fazendo alguns pilotos, também muito satisfatórios, para poder escalar ainda mais. A integração que permitiu que essas sinergias fossem alcançadas muito rapidamente, ela foi, no nosso ponto de vista, extremamente satisfatória.

Pague Menos se posiciona como hub de saúde com oferta de soluções na loja e no digital

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