Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Autonomia e Controle – Paradoxo ou necessidade de andar junto?

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
13 de setembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Muito se fala hoje em empresas com equipes auto gerenciáveis sem hierarquias e colaborativas. Já é sabido que esse modelo é o futuro da gestão das empresas e que já não cabe a imposição de controle das atividades. Cada profissional deve ser empoderado a cuidar dos projetos sob sua gestão, ter autonomia na execução de suas atividades e do seu tempo para, enfim, conseguir estabelecer seu próprio ritmo de execução e ter foco na entrega e nos resultados que se deseja alcançar.

Tudo isso muito certeiro e louvável, do ponto de vista do desenvolvimento das equipes e do ambiente de trabalho. Geralmente, as empresas que estabelecem esse modelo ganham em produtividade, em satisfação do cliente e em baixa rotatividade dos funcionários.

Porém, uma empresa tradicional pensar em adotar esse modelo pode parecer um tanto complicado, pois, geralmente, esbarra numa cultura muito forte e arraigada, em que se confunde poder com liderança e submissão com respeito. O fato de se dar autonomia às equipes pode se confundir com falta de acompanhamento e gestão de resultados. É aí que precisamos entender como esse modelo funciona além da liberdade de atuação cedida às equipes.

Uma equipe auto gerenciável precisa medir e acompanhar de forma muito próxima os resultados. Sendo essa uma característica das empresas com crescimento exponencial, tema que temos estudado bastante no Grupo BITTENCOURT. As organizações que adotam esse modelo tendem a crescer mais rápido, mas, por trás desse crescimento, existe uma estrutura forte de avaliação e controle de resultados. Elas reúnem dados e informações relevantes para a tomada de decisão de forma rápida e eficaz.

Todo o modelo de gestão deve permitir ser retroalimentado por meio dos feedbacks dos envolvidos no processo. Ou seja, a abertura necessária para ouvir e considerar as percepções de pares, equipes, líderes, clientes e a comunidade em que está inserida. Trata-se efetivamente de uma forma colaborativa de construção do negócio, em que a autonomia anda junto com a abertura para “troca de valor” nos mais diversos pontos de contato. Valor esse que pode ser uma crítica, sugestão, nível de satisfação ou qualquer feedback que possa ser considerado construtivo para o aprimoramento do processo como um todo.

A medição desse processo de retroalimentação e dos resultados alcançados pelas equipes não pode ser esporádica e exige altos níveis de controle para ser efetiva, pois é por meio dela que a necessidade de ajustes ao longo do caminho é identificada. Muitas vezes, avaliações do negócio e das pessoas envolvidas trazem inputs importantes para a condução da empresa ao longo dos anos.

Também, com igual peso, se faz necessário medir resultados de forma quase obsessiva. Uma medição próxima feita por sistemas inteligentes e integrados que possibilitam a utilização das informações coletadas para buscar melhores resultados comerciais e operacionais.

Uma importante aliada nesse processo de coleta, análise e tomada de decisão por meio de sistemas integrados é o uso de algoritmos, big data, inteligência artificial e ainda, de forma mais evoluída, machine learning e deep learning. Mostrando mais uma vez que a tecnologia vem como aliada para ganho de eficiência e na transformação da forma de gerir os negócios.

Então, sempre que se fala em grandes revoluções que estão acontecendo nas empresas, na gestão dos negócios e dos ambientes de trabalho, cabe um olhar mais profundo do como fazer acontecer. Quase sempre uma transformação aparentemente simples tem por trás a adoção de práticas modernas e complexas e que requerem investimento das empresas. Adotar um modelo novo de gestão requer também um novo olhar para a estrutura organizacional, que deve ser voltada para possibilitar que o “simples” efetivamente aconteça.

 

Nota:
O Grupo BITTENCOURT realizou nos meses de junho e julho um estudo inédito sobre a cultura de crescimento exponencial nas empresas franqueadoras brasileiras. Esse estudo traz, além dos aspectos discutidos nesse artigo, outros que tendem a fazer as empresas ganharem velocidade e relevância no mercado. As conclusões serão apresentadas com exclusividade no 9º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias & Negócios que ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro no Teatro Santander em São Paulo. Para participar acesse: 
www.forumdefranquias.com.br

Postagem anterior

Cielo oferece nova tecnologia de autenticação nas transações online

Próxima Postagem

Programa Mercado & Consumo mostra loja dedicada a Ayrton Senna

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Programa Mercado & Consumo mostra loja dedicada a Ayrton Senna

Programa Mercado & Consumo mostra loja dedicada a Ayrton Senna

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile