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Home Artigos

3 Dicas para Aumentar as Vendas no Foodservice (incluindo lições para outros segmentos)

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
13 de julho de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 3 minutos
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Nada muda o comportamento do consumidor de maneira tão drástica e abrupta como uma crise. A nossa profunda recessão de 2015 e 2016 (2017 talvez?) não é exceção e faz emergir dessa crise um consumidor cidadão mais politizado, crítico e racional em seus hábitos de compra.

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Essa racionalização fica evidente em nossa pesquisa CREST, maior e mais completa pesquisa do setor de Foodservice (Alimentação Fora do Lar) do Brasil que entrevista 72 mil pessoas por ano. Aferimos uma queda de 4% no número de transações na comparação do ano móvel de Mar/17 x Mar/16, mas tal queda aconteceu principalmente nas refeições de entretenimento, ou seja, refeições em grandes grupos, ou com a presença de crianças.

O consumidor passou a priorizar também suas ocasiões de consumo. Notamos claramente uma queda nas refeições menos relevantes para o Foodservice (como o lanche da manhã e o lanche da noite), vimos também uma queda relevante no número de itens comprados por refeição, que ficou em média 4% menor, mas que em alguns momentos do dia chegou a ser 8% menor.

Mas, e daí? Há espaço para crescimento em um cenário tão desafiador? Na nossa visão, SIM, basta entender o consumidor, suas necessidades e mudanças. Listei abaixo 3 dicas que emergiram dos dados da pesquisa CREST:

  • Repensar a Oferta

O mesmo consumidor se comporta de formas diversas conforme sua ocasião de consumo. As necessidades do cliente no lanche da manhã e no almoço, refeições que, via de regra, estão separadas por menos de duas horas, são completamente distintas. Tudo é diferente!!! Os produtos que ele busca, a ambientação, a experiência de compra, o quanto ele quer pagar, as promoções que está de olho, o raio de influência, soluções de embalagem, enfim, tudo é diferente!

Assim, temos que repensar quais as ocasiões de consumo queremos de fato capturar e oferecer ao consumidor o produto certo, na hora certa e da forma certa. A Pesquisa CREST aponta exatamente isso, ao mesmo tempo em que as padarias ganham ~5% de share de visitas nas refeições matinais, elas perdem incríveis 40% de share na hora do almoço, onde ela não tem a oferta certa para o cliente.

  • Capturar mais ocasiões de consumo

Você sabia que 49% das refeições no Brasil NÃO são feitas fora do estabelecimento e que dessas refeições 85% são para viagem e 16% são delivery? Ou seja, se você não tem uma solução para o cliente conseguir levar o seu produto para consumir fora do local, seu estabelecimento está abdicando de 49% do mercado!

  • Promoções

A crise aumentou o uso de promoções em 6% no último ano móvel (Mar/17), agora já são 34% o número de refeições compradas com algum tipo de promoção. O mais curioso é que o tíquete médio dessas refeições é 30% maior do que aquelas sem promoção, claro que o número de itens em refeições promocionais também é maior, cerca de 40%. Esse consumidor mais racional busca mais por menos, mas isso NÃO significa vender menos.

Fica evidente que sim, é possível aumentar o faturamento em momentos incertos, porém é preciso fazer mais e fazer diferente!

selo latam mc P

 

VAMOS CONTINUAR ESSE PAPO?

Entre os dias 29 e 31 de Agosto acontece o LATAM RETAIL SHOW, melhor evento de varejo da América Latina, que terá uma trilha de palestras dedicas ao Foodservice. Mais informações no site: latamretailshow.com.br

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Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

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