Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

AJUSTAR O FOCO pode trazer resultados extraordinários para o seu negócio

Redação de Redação
13 de junho de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Logística
Tempo de leitura: 6 minutos
500px Photo ID: 173671473 -

500px Photo ID: 173671473 -

“O Sucesso é simples. Faça o que é certo, do jeito certo, na hora certa”
Arnold H. Glasow

Para muitos eu não seria a pessoa mais indicada para falar de foco. Tenho idade para ser considerado um Millennium e diagnóstico para mais um caso de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) e síndrome do pensamento acelerado, o que justificaria muitos feedbacks da falta de foco que tenho. Porém, eu não preciso de desculpas para saber que tenho momentos de muita distração e momentos de excesso de foco (sim, isso existe).

Por isso, esse tema “FOCO” é algo que me fascina nas minhas leituras profissionais e pessoais. Surpreenda-se, o paciente pode ser médico ao mesmo tempo!

Foco é um assunto abordado em qualquer bom livro de gestão, que te ensina métodos de priorizar, teoria de Pareto (80/20), curva ABC, matriz GUT, espinha de peixe, entre outras diversas formas de manter o foco no que é importante.

livro_1Contudo Gary Keller e Jay Papasan em A única coisa – O foco pode trazer resultados extraordinários¹, trazem uma abordagem completamente diferente, desafiando diversas metodologias, estratégias de diversificação, ditados populares e o senso comum. Em poucas palavras a abordagem do livro é tratar prioridade como uma ÚNICA COISA, ao extremo, pense um de cada vez e pense em uma ÚNICA coisa como importante para a sua vida.

O livro, que ainda não terminei – por falta de foco –, aborda seis mentiras e crenças que se tornaram “princípios operacionais que nos direcionamentos para o caminho errado”. Retrato aqui algumas dessas mentiras e cito algumas partes do livro como exemplo:

 

AS 6 MENTIRAS:

  1. Tudo importa igualmente

“A igualdade é uma mentira. Fazer o mais importante é sempre o mais importante. As menores listas de tarefas são as listas de maior sucesso.”

  1. Multitarefa

“Fazer várias coisas ao mesmo tempo gera distração e a distração prejudica resultados. Fazer tudo ao mesmo tempo é uma mentira. Multitarefeiros são medíocres em tudo.”

  1. Uma vida disciplinada

“Sustente a disciplina tempo suficiente até que se torne um hábito. Conquistas não são adquiridas por uma ação que você executa, mas sim um hábito que forja bem a sua vida.”

  1. A força de vontade está sempre à disposição

“Você tem um estoque limitado de força de vontade. Faça o mais importante primeiro. Quando nossa força de vontade está em baixa, tendemos a retornar a nossos padrões de sempre.”

  1. Uma vida equilibrada

“Tempo não espera por ninguém. Para conquistar um resultado extraordinário, você tem de escolher o que mais importa e dedicar-lhe todo o tempo necessário.” 

  1. Grande é ruim

“Pense Grande. Faça grandes perguntas. Não tenha medo do fracasso, ele faz parte da sua jornada em busca de resultados extraordinários.”

Você não precisa concordar com o livro. As 6 mentiras são polêmicas, uma vez que naturalmente contradizem filosofias de vida e até o que pregam algumas religiões, mas os argumentos são fortes, recheados de experiência e pesquisas sociais, mas não vou gerar spoilers para a sua possível leitura.

livro_2A grande lição do livro é que você precisa ter apenas UMA ÚNICA COISA como foco na sua vida.

Aliás, deixo aqui outra sugestão de leitura, o livro Outlier ou Fora de Série (em Português), de Malcolm Gladwell.

 

FOCO NO CLIENTE – PROPÓSITO

A falta de PO-SI-CIO-NA-MEN-TO no varejo, como diria o meu colega Jean Paul Rebetez (clique aqui para ler o artigo dele), é também muitas vezes devido à falta de FOCO. No desespero de querer aumentar as vendas, as empresas saem copiando o concorrente, copiando cardápios e pratos, seguindo modinhas e tendências, promovendo mudanças sem que necessariamente estejam no seu core business nem mesmo no perfil de seus clientes.

Se o seu negócio é ficar parecido com a concorrência, então você provavelmente não terá um resultado extraordinário.

A falta de FOCO é um pecado capital que muitas lojas carregam, o que você muitas vezes pode enxergar como uma má execução de um serviço e/ou atendimento na loja, sortimentos exagerados (deixo aqui o link do artigo de Alexandre Machado sobre o tema), lojas mal localizadas e preço sem foco no público-alvo.

A prática mais comum de falta de foco é não saber exatamente qual é o seu cliente-alvo e o que ele quer. O FOCO da sua empresa pode ser respondido principalmente pelas perguntas “QUEM? e “O QUE?”, o POSICIONAMENTO pelas perguntas “ONDE?” e “QUANTO?”, enquanto PROPÓSITO é respondido pela pergunta “POR QUE?”.

Não é preciso ir muito longe do nosso escritório na Avenida Paulista, ícone de São Paulo, para encontrar lojas com as características que menciono. Vou destacar algumas delas aqui:

 

manteigaria

 

Manteigaria Lisboa – Pastéis de Nata: uma doceria portuguesa na Rua Pamplona, 674, que tem como foco no cardápio – A ÚNICA COISA – o seu famoso pastel de nata, uma delícia com um café expresso e ótimo custo benefício, sempre cheio e localizado na região onde um expresso depois do almoço é supervalorizado.

 

 

 

 

clublife_ok

 

Club Life To Go Paulista: também próximo da Paulista, na Alameda Santos, 1518, o restaurante muito bem ambientado aposta em uma solução “fast-food saudável”, cardápio de comidas frescas, equilibradas, grab-to-go, com opções vegetarianas e sem glúten, sabe muito bem QUEM quer atender. Não se surpreenda de encontrar uma grande maioria de mulheres consumidoras dentro da loja.

 

 

 

japan_ok

Japan House: na Av Paulista, 52, a casa tem um forte foco na cultura japonesa e PROPÓSITO de disseminar a ampla cultura que o Japão possui. Com exposições, livros, artes, eventos, pop-up stores e até um restaurante, a Japan House tem movimentando um grande público não só curioso, mas também seguidores do que o Japão tem de melhor para oferecer.

Por isso lembre-se de dar foco para o seu negócio e para a sua vida. Se quiser conversar e saber mais sobre estratégia e foco no cliente me escreva.

 

Postagem anterior

Rede de buffet infantil planeja chegar a 50 unidades em 5 anos

Próxima Postagem

Conheça as 4 fintechs brasileiras que atraíram a Bossa Nova Investimentos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Artigos

Money 20/20: o futuro do dinheiro é invisível e centrado no usuário

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Foodservice

Conheça os bastidores da produção do Frango Assado na Cozinha Central da IMC

31 de outubro de 2025
Artigos

Por que o valor da confiança será o grande diferencial para as marcas em 2026?

31 de outubro de 2025
Foodservice

Fogo de Chão aposta em estrutura premium para confraternizações de fim de ano

31 de outubro de 2025
Muito além do chocolate: tudo sobre a jornada da Cacau Show em licenciamento, entretenimento e hotelaria
Varejo

Com 100 mil revendedores ativos, Cacau Show acelera expansão do modelo porta a porta

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem

Conheça as 4 fintechs brasileiras que atraíram a Bossa Nova Investimentos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile