Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

(R)evolução digital no setor supermercadista veio para ficar

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
13 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
(R)evolução digital no setor supermercadista veio para ficar

O setor supermercadista foi um dos protagonistas da aceleração digital que atingiu o varejo ao longo da pandemia do covid-19 em 2020. Com as medidas restritivas de circulação e protocolos sanitários muito mais rígidos, grandes redes do segmento precisaram rapidamente se reinventar e descobrir novas formas de continuar vendendo.

Neste processo, a digitalização foi essencial para viabilizar que o negócio continuasse girando, por meio de plataformas para smartphones, site, aplicativos, marketplace, WhatsApp, entre outros. Os supermercadistas precisaram criar ou dar mais atenção ao seu e-commerce, implementar soluções que agregassem novas e mais agradáveis experiências ao cliente, desde a escolha dos produtos à finalização das compras, passando por formas de pagamento e chegando à entrega rápida e segura.

Projetos que receberiam investimentos ao longo de uma década tiveram que ser acelerados e catalisados para que não perdessem espaço para players de outros setores que viram na crise de saúde uma oportunidade de agregar produtos do setor alimentício ao seu portifólio.

O fato é que o modelo de compras digitais caiu no gosto da população, mesmo daquelas pessoas mais resistentes, que não tinham tanta familiaridade com a tecnologia, e este é um caminho sem volta. O estudo Grocery Digital Maturity Benchmark 2020 já havia sinalizado que 40% dos consumidores que começaram a fazer compras online na pandemia pretendem continuar com essa opção e 25% dos entrevistados acreditam que farão menos aquisições em lojas físicas. Ou seja, a necessidade de adaptação e evolução dos serviços é constante. Conveniência, sensibilidade, aplicação de melhores práticas de Sustentabilidade, Governança e Responsabilidade Social (ESG), everywhere commerce e metaverso são alguns dos desafios atuais para alcançar excelência e evoluir o oferecimento de serviços que proporcionarão crescimento constante e de longo prazo.

Com o aumento da demanda previsto, como ressaltei acima, e o crescimento de concorrência, inovar por meio da adoção de tecnologias que façam captação de dados e transformem essa informação em inteligência estratégica para conhecer melhor seu consumidor e modernizar sua operação é essencial. É neste ponto que entram os softwares especializados para atender às necessidades de negócio que ajudam a gerir cada processo e a enxergar a operação como um todo. No entanto, soluções sozinhas não resolvem gaps tecnológicos. É preciso ter parceiros preparados e experientes para discussões com um viés de transformação, bem como times dedicados que irão realizar um trabalho minucioso, otimizando resultados e colocando o cliente um passo adiante frente aos desafios.

Por exemplo, por meio do mapeamento de processos, análise de dados, metodologia ágil, democratização da informação dentro da própria organização e a adoção de ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning, é possível, em tempo real, ter uma visão das mudanças de comportamento dos consumidores. Toda essa estratégia, além de computação cognitiva, pode fornecer uma compreensão fiel do perfil individualizado do cliente e apontar para um atendimento hiper personalizado. E os benefícios de toda esta engenharia de transformação são refletidos no cliente final, pois cada ação é pensada nas necessidades e desejos desse consumidor, graças a uma troca de experiências mais fluida e individualizada.

Para empresas do setor supermercadista que não acompanharam todo esse movimento de Transformação Digital, a boa notícia é que ainda há tempo de realizar essa transição! E com parceiros certos apoiando nessa construção, esse movimento estratégico fica mais assertivo, alcançando os resultados esperados. As soluções devem ser pensadas e moldadas de acordo com a cultura das empresas. Deve-se realizar um mapeamento para diagnosticar as principais necessidades da organização e estabelecer processos para auxiliar a companhia nesta jornada digital rumo à melhoria do negócio como um todo.

Cassia Camargo é líder da Aliança de SAP da Capgemini Brasil.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Magalu lança fintech com serviços para consumidores e vendedores do marketplace

Próxima Postagem

Como indústrias de nicho estão fazendo jornadas assertivas para o varejo e o que isso muda no ecossistema dos negócios

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Como indústrias de nicho estão fazendo jornadas assertivas para o varejo e o que isso muda no ecossistema dos negócios

Como indústrias de nicho estão fazendo jornadas assertivas para o varejo e o que isso muda no ecossistema dos negócios

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.