Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Individualidade é a exponenciação da diversidade

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
13 de maio de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

São vetores da mesma realidade a convergência das demandas vindas dos grupos e segmentos de mercado pelo reconhecimento e respeito à diversidade e, ao mesmo tempo, a customização da oferta, chegando às soluções individualizadas, possíveis pela a evolução tecnológica e digital.

Marca e varejo que queiram se diferenciar hoje em dia, devem oferecer alternativas que permitam individualização e customização de produtos e serviços.

Dos calçados da Nike às camisetas e calças da Nordstrom, passado por sabonetes e perfumes, carros, motos e até chegar no fast food, ao permitir a customização de sanduíches, mesmo quando oferecidos por redes globais de foodservice, se aproximando da proposta dos restaurantes diferenciados. Cada um quer ser reconhecido e respeitado em sua individualidade.

Dos projetos customizados dos móveis e armários da Todeschini, aos revestimentos da Portobello, chegando às tintas aplicadas das lojas da Sherwin Williams ou a personalização dos artigos de cama, mesa e banho.

Na sociedade global, nunca a diversidade foi tão plural no seu comportamento e manifestação e, de forma das mais oportunas, a tecnologia e o tratamento dos dados e informações viabilizando que se reconhecesse e monitorasse essa miríade de alternativas e permitindo identificar perfis e demandas e entregar soluções adequadas no plano individual.

Talvez devesse ser essa a confirmação da expressão portuguesa de que o tempo é senhor da razão, ao menos nos negócios.

Os dois vetores caminharam em paralelo e convergiram para esse ponto comum, onde a diversidade, de forma ampla, mais do que respeitada, é pesquisada, reconhecida, cultuada e valorizada, quanto mais não seja, porque essa postura, para além do seu elemento socialmente fundamental, é fator de alavancagem de negócios.

O indivíduo reconhecido e respeitado em seus desejos e demandas, para muito além de seus direitos – simples obrigação –  cria relação de proximidade que pode evoluir para afetividade por marcas, lojas, canais, produtos ou serviços quando é identificado e tratado de forma diferenciada, porém natural.

E quando um comportamento ou desejo é identificado e atendido, a relação desse indivíduo com a proposta se torna mais sólida e imune às tentações de outras ofertas.

Muitos donos de restaurantes e bares já descobriram isso e disponibilizam as garrafas de bebidas personalizadas que estimulam o retorno periódico.

A questão desafiadora é amplificar de forma estrutural essa oferta de maneira a se tornar a opção dos sonhos de cada cliente em todas as suas alternativas de produtos e serviços no maior espectro possível de atendimento, de forma integrada em todos os canais.

Dos comerciantes de antigamente que chamavam pelo nome e conheciam detalhes da vida de seus cliente aos e-commerces que identificam o consumidor que retorna e promove os produtos consultados e não comprados na última visita, estamos falando de um mesmo processo onde a memória e atenção do passado se combinam com as ferramentas, a cultura e a atenção do presente e do futuro para diferenciar e fidelizar.

A diferença é a exponenciação da diversidade.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Crescem as compras de bens de consumo por meios digitais

Próxima Postagem

The Beauty Box leva novo modelo de loja para cidades do interior de SP

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
The Beauty Box leva novo modelo de loja para cidades do interior de SP

The Beauty Box leva novo modelo de loja para cidades do interior de SP

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.