Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A metamorfose do varejo, seus fornecedores e dos consumidores

Momentum 1.002

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
13 de fevereiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo e seus fornecedores têm vivido consistente processo de metamorfose ao longo do tempo e têm se transformado em muitas dimensões.

De dentro para fora, como processo evolutivo natural pela incorporação do digital e da tecnologia para se manter competitivo e em busca da melhoria constante de resultados.

De fora para dentro, como resposta às mudanças que ocorrem no ambiente de negócios precipitadas pela evolução natural do comportamento, desejos e anseios dos omniconsumidores.

Metamorfose vem do grego metamorphosis e é um termo utilizado para designar transformação de algo ou alguma coisa em outra, ou ainda expressar profunda ou completa mudança no estado ou caráter de uma pessoa.

Mas podemos considerar que metamorfose pode também ocorrer num setor ou segmento de negócios.

No começo, eram os próprios artesãos que produziam selas, móveis, armas, vestimentas ou qualquer outro produto e vendiam diretamente aos consumidores finais e integravam produção e distribuição com sua marca.

Na evolução, os produtores concentraram-se em produzir e surgiram intermediários, comerciantes ou varejistas, que distribuíam esses produtos nos mais diversos locais, levando-os até os consumidores ou atendendo-os nos mercados.

A ampliação, multiplicação e dispersão geográfica e temporal dos consumidores precipitou a expansão das atividades dos comerciantes e varejistas que também se especializaram, segmentaram e passaram o operar diferentes formatos, canais, conceitos e alternativas para atender o mercado em escala global.

Com o tempo, desenvolveram marcas próprias para se tornarem mais competitivos e se diferenciarem. Depois, ampliaram as alternativas de canais e modelos de relacionamento com os consumidores, individualizando atendimento, algo só possível pela ampliação das alternativas tecnológicas e digitais.

E organizações globais como Zara, Primark, Uniqlo, Ikea e muitas outras avançaram em seus modelos com integração vertical de processos produtivos a partir dos negócios de varejo.

Ainda mais recentemente, incorporaram serviços, integrados com produtos para gerar soluções para atender níveis mais altos de expectativas de consumidores com mais alternativas de escolhas.

Com o tempo, os produtores se deram conta que era necessário repensar sua estratégia de forma mais ampla pressionados pelo aumento do poder do varejo dominando o conhecimento, conexão direta e relacionamento com o consumidor e avançando nos temas das marcas próprias e dos serviços e soluções integrados.

Isso precipitou uma volta ao passado, com os produtores reconectando com os consumidores e a expansão da alternativa DTC (Direto ao Consumidor), o que a tecnologia e o digital tornaram mais fácil, menos oneroso, mais interessante e com melhor retorno de investimento.

Os exemplos globais de Nestlé com Nespresso (mais de 50% das cápsulas vendidas diretamente através do e-commerce), Apple, Ralph Lauren, Nike, Adidas e muitas outras são exemplos fortes da integração virtuosa de produtos, marcas, conceitos, formatos, canais e serviços.

E os marketplaces, mais recentemente, criaram o mercado ideal e o maior estímulo para a expansão dessas alternativas.

E o que temos visto é o crescimento marcante das marcas indo direto aos consumidores, como forma de criarem conexão e diferenciação, ante o forte crescimento do protagonismo e concentração do varejo nos diversos segmentos e mercados.

Esse amplo processo de metamorfose que ocorre com o varejo e seus fornecedores de produtos redesenha a realidade e sinaliza um cenário de crescente aumento da competitividade, pressão sobre a rentabilidade, concentração no varejo e no fornecimento.

Tudo isso, ao mesmo tempo, amplia o processo de empoderamento dos consumidores pelo aumento exponencial de alternativas e ofertas de produtos, marcas, canais, serviços, formatos, horários e locais de escolha e compra.

Ao final e de forma simplista, a metamorfose do varejo e da indústria fornecedora precipita a transformação de forma direta e significativa dos consumidores, que vivem sua própria metamorfose pela ampliação das alternativas de escolhas, seu conhecimento, atualidade e volume de informação e, principalmente, sua evolução comportamental e seu nível de maturidade como consumidor.

Metamorfoses que geram metamorfoses. Talvez, uma área só coberta pela biologia dos negócios.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Franquias de alimentação lideram ranking das maiores do Brasil

Próxima Postagem

Phygital e Direct to consumer ganham cada vez mais destaque no varejo atual

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Phygital

Phygital e Direct to consumer ganham cada vez mais destaque no varejo atual

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile