Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

De portas abertas: como atrair o consumidor de volta para as lojas físicas

Caio Camargo de Caio Camargo
13 de janeiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
consumidor

O ano de 2022 ainda será de grandes desafios para o varejo físico, mesmo com a flexibilização do comércio em 2021 graças ao avanço da vacinação, e requer do varejista uma boa dose de planejamento e criatividade para movimentar as vendas ao longo do ano. Considerando as experiências vivenciadas pelos varejistas nesses quase dois anos de pandemia, entre abre/fecha de portas e incertezas, já é possível estabelecer um termômetro do “certo” e “errado” no segmento, sendo o mais assertivo deles a de que o cliente precisar estar no centro das estratégias do negócio, valorizando sua presença e promovendo experiências cada vez mais imersivas e interativas. Sem esses elementos bem estruturados e executados, as chances de retorno são baixas.

O avanço da vacinação no Brasil aumentou as expectativas do comércio físico, especialmente no final de 2021, após o período mais restritivo da pandemia, em 2020. Na véspera do Natal, por exemplo, dados da base de clientes Linx relevaram crescimento de 4% na emissão de notas fiscais em shoppings pelo Brasil em comparação com 2020. Além disso, o levantamento do Índice de Performance do Varejo (IPV), organizado pelo venture capital HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que novembro de 2021 concentrou 15% a mais de fluxo de visitas aos shoppings centes em relação a novembro de 2020, reforçando que as pessoas estão, de fato, retornando ao hábito de comprar presencialmente.

Mas, apesar da disposição do consumidor de “sair às compras”, o cenário ainda é de cautela, especialmente diante do crescimento de casos da variante ômicron no país, e gera ansiedade e questionamentos no varejo físico de como conquistar esse consumidor, garantindo boas experiências de forma segura. Nesse ponto, vale lembrar que o on-line está conquistando mais e mais consumidores, o que apenas reafirma a importância das lojas físicas se adaptarem à digitalização de vez, integrando as duas frentes por meio da omninalidade – não adianta tentar fugir desse termo, que, para além de tendência, já se tornou um modelo de negócio. Estar onde o cliente quer é essencial também no varejo físico e demonstra que a loja é guiada pelo foco de priorizar o consumidor. Mas apenas estar presente não é suficiente: ter a marca lembrada pelas pessoas demonstra um diferencial do negócio, um legado positivo deixado durante a jornada do cliente e que, certamente, irá estimular novas experiências e novos consumidores.

Captar e manter o interesse do consumidor não é tarefa fácil, e não dependerá somente do produto ou do serviço oferecido, mas de toda a jornada – incluindo o pós-venda, que a cada ano que passa, ganha mais peso. Trabalhar em atendimentos humanizados e personalizados, reduzir o tempo de cadastros burocráticos ao ter uma base de dados otimizada, investir no máximo de meios pagamentos possível e construir um relacionamento sólido com o cliente são alguns dos principais pilares para se manter vivo no jogo. Que tal implantar sistemas que enviem e-mails push com ofertas de um produto que o consumidor se interessou quando visitou a loja física? A coleta e análise de dados permitem tais ações, e manter a loja viva na memória de quem compra. São inúmeras as estratégias para chamar atenção do consumidor, especialmente em um ambiente tão competitivo como o do universo varejista.

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Faturamento do e-commerce brasileiro avança quase 80% em 2021

Próxima Postagem

O futuro do trabalho e o trabalho do futuro

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
O futuro do trabalho e o trabalho do futuro

O futuro do trabalho e o trabalho do futuro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.