Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Caminhos para crescer num mundo tão disruptivo

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
12 de novembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

A velocidade das mudanças no mundo e nos negócios provoca muitas reflexões de como encarar tantos desafios e incertezas.

E certamente um dos temas que mais desperta atenção de todos é de como podemos nos manter atualizados e competitivos profissionalmente diante de tantas inovações.

Aparentemente, não existem receitas milagrosas, pois o sentimento geral de que o “amanhã” será diferente do “hoje” é muito latente e tudo parece ser muito imprevisível.

Mas existem caminhos para facilitar essa jornada de aprendizados, já que esse movimento de transformações é vivo, orgânico e, principalmente, constante.

Um dos temas mais discutidos entre profissionais é sobre o “mindset”, que resumidamente é a atitude mental com que encaramos a vida (pessoal e profissional).

Num contexto de tantas mudanças nos modelos de negócios, pessoas mais propensas ao sucesso acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de muito trabalho, boas estratégias e orientação.

A curiosidade em aprender todo dia, estar com a mente aberta para abraçar novos desafios são premissas fundamentais para conservar e ampliar qualquer crescimento profissional. Aprender com a crítica e encontrar lições e inspirações nos outros também são características do perfil de profissionais mais adaptados ao mundo de hoje.

É notável a importância dessa mentalidade e depoimentos de profissionais de sucesso que trabalham essa ideia validam o poder de atitudes desse tipo. Recentemente, presenciei num seminário de negócios duas profissionais de destaque em suas áreas testemunhando que tem o hábito diário de interagir e se relacionar com colaboradores de suas empresas da geração Z (nativa digital), para buscar aprendizado e inspiração. E que em todas as reuniões, das operacionais às estratégicas, sentem-se frustradas quando não aprendem algo novo ao final dos encontros.

São exemplos como esses que validam que é preciso ter a capacidade de ser e pensar diferente nos dias de hoje.

Além de encarar a vida de forma diferente, conhecimento é fator chave para estar atualizado e se manter competitivo. E muitas vezes um ótimo caminho para se inspirar, ter insights e acesso a boas práticas de mercado é buscar respostas ‘’fora’’ de suas empresas.

Provocar oxigenação de ideias em outros setores, em outros mercados, com outros profissionais, passa a ser pauta cada vez mais constante na agenda de investimentos das empresas. Missões de negócios, study tours, workshops in company, entre outras iniciativas são bons exemplos de ações que geram reflexões de fora para dentro e devem ser disponibilizadas para colaboradores de todos os níveis das empresas.

Mas não vamos nos iludir, pois o que realmente faz a diferença é ter a capacidade de aplicar novos conhecimentos e conteúdos em resultados práticos para você e sua empresa.

Para isso existem diversas metodologias que podem apoiar e facilitar essas iniciativas de maneira organizada e estruturada. Conduzir esses trabalhos utilizando apoio de consultores especialistas garante geração de ideias e novas diretrizes que tenham valor e façam sentido para o seu negócio e, principalmente, para o momento da sua empresa.

O momento não permite ficar na zona de conforto e a atitude de mudança utilizando caminhos como esse depende só de você. Colocá-las em prática é uma decisão só sua e de sua empresa. Aproprie-se dessa maneira de pensar, pois é o melhor caminho para o futuro.

NOTA: As metodologias aplicadas pelos consultores de negócios do Grupo GS&Gouvêa de Souza consideram etapas de oxigenação em todos os projetos que envolvam transformação de negócios num mundo cada vez mais digitalizado. Acesse nossos cases e conheça melhor nossa forma de atuação: http://gseconsult.com.br/casos-de-sucesso/.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

O que está em jogo no varejo brasileiro

Próxima Postagem

Líderes reconhecem importância do digital, mas sofrem com o processo

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Líderes reconhecem importância do digital, mas sofrem com o processo

Líderes reconhecem importância do digital, mas sofrem com o processo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile