Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home NRF Retail's Big Show

Varejo da Europa encara inflação, concorrência asiática e revolução da IA

Stephane Engelhard de Stephane Engelhard
12 de setembro de 2025
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

Com mais de 450 milhões de habitantes e um PIB superior a 17,9 trilhões de euros (2024), a União Europeia é, sem dúvida, um dos maiores mercados de consumo no mundo. Mas o varejo da Europa, assim como o de outras regiões, vive um momento de contrastes: de um lado, pressões econômicas, inflação e concorrência global; de outro, oportunidades trazidas pela digitalização, pela Inteligência Artificial (IA) e por um consumidor cada vez mais conectado.

A livre circulação de mercadorias, serviços, capital e pessoas dentro do bloco cria um mercado interno robusto. O varejo representa 11,5% do valor agregado da União Europeia, empregando mais de 30 milhões de pessoas. O ecossistema é composto de 5,5 milhões de empresas e, em média, os consumidores gastam um terço do seu orçamento em lojas de varejo.

A situação econômica atual da União Europeia é marcada por pressões devido a juros elevados e inflação persistente, contrastando com o baixo crescimento registrado em comparação com outras grandes economias (China, por exemplo) e a guerra na Ucrânia. O crescimento do PIB da União Europeia foi de 1% entre 2023 e 2024. É um crescimento baixo e que se repete já faz anos.

A digitalização transformou o varejo físico (lojas) em um varejo multicanal (lojas físicas combinadas com serviços online). É um modelo comum e bem-sucedido.

Existe, ainda, claramente, a aceleração do uso da Inteligência Artificial (IA) para otimizar operações e oferecer experiências mais personalizadas aos consumidores. O avanço da IA tem gerado novas oportunidades para o setor, especialmente em eficiência de processos e fidelização de clientes.

Dito isso, o varejo na União Europeia enfrenta desafios devido a fatores como a digitalização e a concorrência de plataformas online de vendas asiáticas (principalmente para o varejo não alimentar), mas também está impactado por crises econômicas, inflação e incertezas energéticas (aceleradas pela guerra da Ucrânia).

A concorrência de plataformas online asiáticas foi se acelerando desde a pandemia de covid-19 de tal forma que a União Europeia irá provavelmente taxar compras de plataforma como Temu e Shein importadas da China, para criar uma competição mais justa com as empresas europeias. Foi o que fez o Brasil em 2024 com a “taxa das blusinhas”.

A pandemia de covid-19, a invasão Russa da Ucrânia, crise energéticas e inflação também levaram à redução do poder de compra do consumidor, afetando fortemente o varejo.

Há, ainda, um foco crescente na sustentabilidade no ecossistema do varejo. Mas as incertezas econômicas têm dificultado os investimentos necessários para a transição verde.

A NRF Europa 2025, que acontece de 16 a 18 de setembro em Paris, promete reunir debates sobre os principais caminhos do varejo no continente. A programação terá como foco tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, automação e Internet das Coisas, que já estão redefinindo a experiência de compra. Também estarão em pauta a sustentabilidade e os impactos das pressões econômicas, da crise energética e da concorrência das plataformas asiáticas. Paris foi escolhida como sede por sua relevância no universo da moda, do luxo e da cultura, mas também por se consolidar como um polo de inovação e negócios na Europa.

A Mercado&Consumo fará uma cobertura especial do evento. Vale a pena acompanhar.

Stephane Engelhard é administrador de empresas e membro de conselhos consultivos e projetos focados em governança corporativa.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Varejo global se encontra no crossover do Latam Retail Show sponsored by IBM e NRF Europa

Próxima Postagem

Amendocrem lança nova linha de pasta de amendoim com embalagens práticas

Stephane Engelhard

Stephane Engelhard

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Logística

Nestlé investe em CD no Nordeste e reduz prazo de entrega em até 4 dias

30 de setembro de 2025
Artigos

A cultura digital do foodservice: redes sociais, novas gerações e o futuro do branding

30 de setembro de 2025
Latam Retail Show

Experiência personalizada se consolida como diferencial competitivo no varejo

30 de setembro de 2025
Varejo

Natura lança programa para transformar consultoras em criadoras de conteúdo

30 de setembro de 2025
Varejo

Deloitte pede falência da Valdac e encerra ciclo das marcas Siberian e Crawford

29 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Amendocrem lança nova linha de pasta de amendoim com embalagens práticas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile