Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança no admirável mundo novo. De novo

Momentum nª 981-1

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Liderança no admirável mundo novo. De novo

O tema e as reflexões se renovam. Como exercer a liderança nos tempos atuais, quando os desafios se multiplicam, e conciliar visão, transformação, inovação e excelência na execução com resultados de curto, médio e longo prazos, num cenário muito mais plural, dinâmico e instável?

Com respeito aos temas ligados a cenário externo, ficam poucas dúvidas e a questão é mais de escolher os termos que melhor representam essa combinação improvável de instabilidade econômica, financeira, política, inflacionária e energética que as principais economias do mundo estão enfrentando, aí considerando Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia, liderada pela China. Talvez com alguma exceção na Índia. E em tudo com também impacto na realidade local.

No cenário interno, essa combinação de instabilidade política de curto prazo, às vésperas da polarizada eleição, é equilibrada com um cenário econômico e financeiro melhor do que se imaginava, com redução de inflação, desemprego e aumento da massa salarial, e a perspectiva de um novo ciclo de expansão, independentemente de quem seja eleito. O País se mostra resiliente e tem à frente um período positivo, isoladas as paixões envolvidas na disputa política mais imediata.

Sem ignorar absolutamente nada dos desafios envolvidos nos temas desigualdade social, questões ambientais, segurança e educação, temas de importância fundamental na transformação estrutural que nossa realidade requer.

A visão mais ampla é sempre essencial para quem é líder.

De forma mais abrangente e estrutural, as transformações tecnológicas e seus impactos nos negócios, mercados, canais, produtos, serviços, estratégias e gestão potencializam oportunidades e maximizam os desafios.

Isso apesar de muitos mais recursos disponíveis – que, em tese, facilitariam escolhas, mas na realidade criam desafios adicionais para conhecer, escolher, implantar, controlar e acompanhar resultados.

O admirável mundo novo que emergiu dos ciclos pandêmicos que vivemos e que poderemos novamente vivenciar multiplicou os desafios dos que têm a responsabilidade de liderar.

A diversidade e a pluralidade da sociedade, a pressão inexorável do tempo, a velocidade dos processos em transformação e as mudanças estruturais de comportamento dos consumidores-cidadãos acabaram por criar uma perspectiva em que ser e estar líder se tornou muito mais complexo do que foi no passado recente.

Sem esquecer que o consumidor-cidadão que emergiu desse período incorporou novos hábitos, demandas, perspectivas e ansiedades que geraram a Great Resignation nos Estados Unidos e outros movimentos em todo o mundo, incluindo a “descoberta” do home office, a sobrevalorização da conveniência, a maior racionalidade no comportamento de consumo e um ainda maior empoderamento gerado pelo avanço do digital.

E que esse renovado consumidor-cidadão é, também, nas horas não vagas, funcionário, colaborador ou líder de negócios.

Talvez no centro dessa discussão está a questão de como conciliar todos os atributos que são demandados em cenário tão complexo e poder entregar resultados com times motivados e envolvidos para a continuidade da jornada.

A resposta parece estar no entendimento de que toda essa complexidade pressupõe não a existência de um líder onipresente, onisciente, visionário, integrador, motivador e gerador de resultados, mas sim a liderança compartilhada que possa conciliar tantos e tais atributos necessários pelos desafios do presente e futuro próximo dentro de um modelo organizacional que permita de forma virtuosa essa integração positiva.

Não um líder, mas uma estrutura de liderança, na forma, na organização, nos modelos de atuação, nos suportes tecnológicos e operacionais que conciliem todas as demandas, com todos os instrumentos, plataformas, competências e ações necessárias.

De forma ampla, os modelos de organização que melhor têm respondido às oportunidades e desafios no admirável mundo novo parecem ser aqueles estruturados para lideranças mais interativas, integradas, complementares em suas competências e conhecimento sendo coordenadas por “maestros ou regentes” que saibam combinar o melhor de cada líder para uma execução harmônica, relevante e, principalmente, com resultados.

Não são muitos os líderes que se deram conta de que sua competência individual, habilidades e recursos, por maiores que sejam, não são capazes de responder a todos os desafios que os cenários atuais e futuros criaram. E se dão conta de que sua maior competência e habilidade, decisiva na realidade presente, é a de agregar, motivar, desafiar e integrar outros líderes para que se realize o que precisa ser realizado.

E participar da criação de modelos de negócios, na forma de ecossistemas, nos quais se possam combinar de forma virtuosa todos esses elementos.

Tudo indica que no admirável mundo novo de novo será mais relevante valorizarmos liderança como um atributo coletivo e não apenas uma virtude individual.

E pensarmos modelos nos quais a complementariedade de competências e sua orquestração seja o elemento fundamental de transformação, sem fugir às responsabilidades que a função impõe.

Vale a reflexão sobre a efetividade dos modelos de liderança conhecidos e as virtudes e defeitos dos mesmos ante a complexidade dos desafios globais e locais e como evoluir para trazer respostas e soluções, cobradas com a insistência que os desafios atuais impõem.

Vale a reflexão. Coletiva.

Nota: Nesta semana, de 13 a 15 de setembro, teremos o Latam Retail Show, em versão figital, reunindo líderes que inspiram líderes nos setores de varejo e consumo compartilhando aprendizados e debatendo pesquisas, estudos, cases e resultados e contribuindo para o repensar dos negócios dentro do admirável mundo novo. De novo e sempre. Para mais informações, clique aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Consumidoras jovens e ricas impulsionam vendas da Tmall, do Alibaba

Próxima Postagem

Latam Retail Show reúne 200 líderes em 100 horas de conteúdo a partir de amanhã

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Latam Retail Show 2019

Latam Retail Show reúne 200 líderes em 100 horas de conteúdo a partir de amanhã

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.