Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os caminhos entre o varejo e o ecossistema das startups

Caio Camargo de Caio Camargo
12 de setembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 3 minutos
Endeavor começa a captar fundo de R$ 100 mi para País e investirá em 60 startups

Uma das coisas que o Latam Retail Show proporciona, sem dúvida nenhuma, são as oportunidades de termos nos palcos do evento as principais lideranças do país quando o assunto é varejo. No meu caso, liderando um painel nesse ano sobre o varejo e as startups, pude reunir profissionais que hoje estão, literalmente, “fazendo” a diferença, mostrando quais são as oportunidades e possibilidades desse mercado.

Eu tinha, em minha visão, um caminho pré-definido bem claro que queria compor no palco:

  • Criando laboratórios internos de inovação;
  • Contratando startups como forma de inovar no negócio;
  • Usando o mindset para criar spin-offs e novas oportunidades;
  • E, finalmente, apenas investir nesse mercado.

Durante o painel, recebi Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas, que vem transformando muito a experiência de compra através de seu laboratório, e Nicolas Simone, CIO do Grupo Boticário, responsável pelo Botilabs, que também vem revolucionando a experiências das lojas do grupo. Eles mostraram que “mais do que tecnologia, os laboratórios são espaços importantes para disseminar uma nova cultura de inovação”, como disse Simone. Uma espécie de fagulha inicial, que permeia todos os processos e colaboradores, e que pessoas ainda são o principal diferencial. Na visão da Pernambucanas, por exemplo, contar com gente de casa, foi uma das premissas. “Gente que já conhecia a cultura da empresa e estava buscando criar mais”, nas palavras do próprio Borriello.

Thiago “Doc” Luz nos mostrou como o varejo de médio porte, no caso a Aramis, vem buscando inovar. E uma coisa que já é mandatória nesse sentido: a inovação é algo que vem acontecendo de maneira top down, ou seja, de cima para baixo. Não importa o porte ou segmento de sua empresa, inovar trata do desejo e energia do próprio empreendedor ou dono da empresa, do que as capacidades do negócio em si.

E o que esse novo mindset poderia acrescentar aos negócios de hoje? Na visão de Graciela Kumruian, COO da Netshoes – que de um negócio físico, foi para o online e apostaram novamente no negócio físico, com a compra da marca Shoestock – o principal objetivo é sempre buscar se adequar às necessidades do consumidor, onde e como ele deseja interagir com as marcas.

Coroando tudo isso, a visão de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, e agora conhecido por um público maior por investir em novas ideias no reality show “Shark Tank”, valorizou ainda mais a importância do empreendedor no negócio: “O que mais me chama a atenção na hora de investir é o brilho nos olhos do empreendedor, a chama que brilha nos olhos de quem está vendendo e acreditando na ideia”. Como um velho ditado que diz que “quem muito quer, faz acontecer”.

A partir do painel, e das conversas com todos eles, pude traçar algumas questões importantes para quem deseja se aproximar desse novo ecossistema, principalmente, se a ideia for criar um ambiente interno de inovação:

  • Top down: Se você é o líder máximo da empresa, o dono de negócio, esse processo de inovação tem que partir de você. De outro modo, não funciona.
  • Estrutura Independente: Isolar os processos de inovação da rotina ou do dia-a-dia da empresa tem sido um dos principais meios de garantir que as equipes não “se contaminem” com o processo ou cultura atual, trazendo um novo olhar sobre o negócio.
  • Aceitar riscos: Sim, não é um mercado seguro, é extremamente volátil. Por isso, vale a pena estudar muito a fundo as oportunidades e controlar mais as “apostas” quando não tiver certeza.
  • Errar rápido: Erro é uma forma de aprendizado e deve ser encarado dessa forma. Quanto mais se erra, mais se aprende com os erros e mais próximo se chega do resultado perfeito.
  • Rollout: Tudo o que é implantado tem que ser disseminado para toda a empresa. De uma tecnologia a um novo processo, tudo criado, testado e aprovado, e, a partir disso, inicia-se a busca da próxima transformação.

De certo, quem esteve presente neste painel no Latam Retail Show pôde entender quais os caminhos para se aproximar e as oportunidades (e novos resultados) que essa aproximação poderá trazer aos negócios. Não faltam caminhos e oportunidades.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Produtos da marca Banana Republic serão comercializados na Dafiti

Próxima Postagem

Descontos, facilidade de troca e devolução atraem o consumidor no e-commerce

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Descontos, facilidade de troca e devolução atraem o consumidor no e-commerce

Descontos, facilidade de troca e devolução atraem o consumidor no e-commerce

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.