Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Capital de Giro, a armadilha do “bom o bastante”

Redação de Redação
12 de setembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Esse não é o primeiro nem último artigo que você vai ler sobre gestão de capital de giro, isso porque caixa é caixa, e caixa é mais importante do que lucro! Afinal, a falta de caixa quebra empresas, a falta de lucro não.

Não importa a empresa em que você trabalha, nem a posição que você ocupa, todo mundo é responsável pelo caixa da empresa. É equivocado pensar que essa responsabilidade é somente do CFO ou do “financeiro”. A gestão do caixa é tão importante quanto a gestão de despesas e receitas. O caixa, metaforicamente falando, é o sangue que circula pelo corpo, sem ele não temos oxigênio.

Quando pergunto qual a situação do capital de giro de uma empresa ouço que “está bom”, “bom o bastante”, “tranquilo”… Assim, com certo comodismo ou ainda como um sinal de que não há muito o que fazer. Mas não é bem assim. Há sempre o que melhorar e há sempre quem faz melhor!

O estudo “2017 US Working Capital Survey” da consultoria The Hackett Group, traz uma série de benchmarks de capital de giro, a qual você pode analisar aqui.

O que achei mais interessante é que grande parte das empresas possuem, em média, um capital de giro 36,7% maior do que o seu concorrente do mesmo setor. Esse gap representa financeiramente 10,2% da receita dessas empresas.

Duas perguntas: Qual a diferença da administração do seu capital de giro para os seus concorrentes? O que você pretende fazer a respeito?

Por isso chamo atenção para alguns pontos fundamentais relacionados a gestão do capital de giro:

1. Metas e Indicadores

Toda empresa deve possuir metas e indicadores relacionados ao capital de giro, porém, mesmo assim é muito comum essas metas não estarem atreladas ao orçamento da empresa nem ao PLR (Participação nos Lucros e Resultados)?

Lembre-se, a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) mede lucro e não caixa, por isso, problemas relacionados a caixa passam despercebidos em orçamentos que possuem uma visão unicamente econômica.

Atenção! Trabalhe com dois orçamentos: econômico e financeiro. É necessário um certo grau de complexidade e modelagem para integrar essas duas visões, porém, nada que um consultor não possa ajudar.

2. Necessidade de Capital de Giro

A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é um indicador fundamental. O NCG mede (em R$) o quanto é necessário investir em capital de giro para cada R$ vendido. Curioso é que este não é um indicador muito utilizado, todo mundo quer comparar o prazo médio de pagamento, prazo médio de estoque, prazo médio de recebimento, porém, poucos utilizam esse indicador como referência.

O mais importante do NCG, principalmente em empresas com baixos recursos para investimento, é projetar o investimento necessário em momentos de crescimento. Empresas que não fazem um bom planejamento e não analisam os efeitos do caixa em momento de crescimento sofrem do famoso “efeito tesoura”. Quando não quebram, acabam por entregar todo o resultado para os famigerados bancos e as altas taxas de juros.

Atenção! Entenda a dinâmica do seu capital de giro. O NCG é positivo ou negativo? Procure equilibrar o crescimento do seu negócio de acordo com o seu ciclo econômico e tenha em mente que para crescer é preciso investir em capital de giro também e não só em estrutura física.

3. Custo invisível/ Tempo é dinheiro

Nos projetos de OBZ que realizamos questionamos não só os custos, mas também os prazos, afinal, tempo é dinheiro. No Brasil, esse dito popular é ainda mais importante, pois as taxas de juros aqui estão entre as maiores do mundo.

Atenção! Calcule o custo médio do capital da sua empresa para entender o custo de oportunidade de investimento, assim como o custo de abatimento de dívidas. Tenha em mente que a negociação de 30 dias de prazo pode representar para muitas empresas de 1,5% a 3% de ganho operacional!

Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a identificar, planejar e entregar melhorias no capital de giro de forma sustentável e buscando liberar dinheiro para a sua empresa, simplesmente me mande um e-mail!

Postagem anterior

Lojas Renner abre em Montevidéu primeira loja da rede no exterior

Próxima Postagem

Havanna lança campanha para comemorar Dia do Alfajor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Havanna lança campanha para comemorar Dia do Alfajor

Havanna lança campanha para comemorar Dia do Alfajor

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.