Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O foodservice mais eficiente e mais consciente

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
12 de julho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
O foodservice mais eficiente e mais consciente

Há um setor de foodservice antes e outro depois dos acontecimentos dos últimos anos. Isso foi algo que podemos constatar na prática com o avanço já consolidado primeiro no delivery e logística para entrega e conveniência e, agora, com as soluções encontradas para a retomada, quando houve ainda um aumento de consciência de consumo.

Toda essa temática impacta diretamente em linhas de inovação e ESG para o setor de foodservice, no qual a própria alimentação e os hábitos de consumo têm mudado, com inserções de comidas à base de plantas, um consumo mais consciente de açúcar e alimentos altamente industrializados, além das questões de acesso e espaços, que foram transformados para otimizar e fazer valer para além do discurso.

Conhecidos como foodcourts, espaços que abrigam vários bares e restaurantes são uma das soluções encontradas para otimizar áreas e fazer com que o investimento não seja um empecilho para a volta da expansão de negócios, especialmente as franquias de alimentação.

Apoiado por uma ideia de curadoria, estes espaços chamam a atenção por serem ideais para concentrar segmentos e poderem se espalhar mais facilmente por cidades como as capitais brasileira. Já é uma realidade em Chicago, por exemplo, uma das cidades mais avançadas em termos de foodservice.

Os nichos de consumidores que vêm mudando de hábitos também abrem espaço para a formulação ou mesmo chegada de novos modelos de franquias, como no caso da alimentação à base de plantas, conhecida como plant-based. Já existem restaurantes e pratos voltados para isso fora do Brasil, o que pode aumentar exponencialmente as oportunidades de crescimento do setor de franchising.

Para se ter uma ideia de como vem forte esse setor de comida à base de plantas, as estimativas contam que ele deve movimentar cerca de US$ 95 bilhões, até 2029, com um crescimento médio de 12,45% no período esperado. As franquias deverão ter um papel fundamental nessa guinada de consumo mais consciente, que hoje ajuda a salvar vidas e ecossistemas inteiros. Mais ESG do que isso, impossível. E está totalmente alinhado com os valores do movimento Franchising Consciente.

Toda essa inovação deve também tornar o setor mais especializado, muito devido às mudanças já em curso, que primeiro passaram pela questão da conveniência e agora começam a fazer parte da tomada de consciência das pessoas, seja consumidores ou mesmo de investidores, que querem fazer apostas em empreendimentos cada vez melhores para o mundo.

O foodservice tem tudo para entrar nessa nova era, pronto a atender e acolher o novo, fazendo bem para as pessoas e, principalmente, para o mundo.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Após dois anos de pandemia, brasileiros voltam a viajar nas férias de julho

Próxima Postagem

5 maneiras práticas de construir uma organização centrada no cliente

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Cliente

5 maneiras práticas de construir uma organização centrada no cliente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.