Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Cinco aspectos fundamentais para entender o momento atual do foodservice brasileiro

Vólia Simões de Vólia Simões
12 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 4 minutos
[the_ad id="169690"]

Recentemente, o NPD Group – parceiro global do Grupo GS& na pesquisa CREST® sobre o consumo de alimentos fora do lar – promoveu um evento nos Estados Unidos para diversos players da cadeia de foodservice.

[the_ad id="138406"]

O tema escolhido foi “Winning the moment”. Em tradução informal, “Ganhando o momento”. Tendo em vista que todos os dias os consumidores precisam decidir sobre sua alimentação: o que comer, onde comer, quem irá preparar, e assim por diante; a pergunta fundamental é: como ganhar nesses momentos de decisão?

David Portalatin, vice-presidente do NPD Group, acredita que para se responder a esta pergunta é preciso compreender primeiramente fatores externos que compõem o cenário atual, para então conseguir antecipar potenciais demandas e tendências de consumo.

Trazendo em miúdos para o cenário brasileiro, isto significa entender algumas condições particulares do nosso momento:

  1. Nem todo brasileiro tem o hábito de comer refeições preparadas fora do lar

Na pesquisa CREST® realizada no Brasil, foi identificado que apenas 28% dos brasileiros declaram ter realizado alguma refeição fora do lar no dia anterior¹. A título de comparação, esse é o menor número nos 13 países onde a pesquisa é realizada² (a França tinha a segunda menor penetração em 2018, com 42%).

Ainda, este número varia conforme o público em questão (classe social, gênero, ocupação, entre outros fatores). De modo que, dependendo do público alvo, existem duas oportunidades majoritárias (e, consequentemente, desafios): incentivar maior frequência no foodservice, entre aqueles que já estão presentes, e incentivar o hábito para aqueles públicos que estão ainda ausentes do setor.

  1. O comportamento da população está mudando

Muito se fala do envelhecimento populacional. Segundo o IBGE, até 2060 a população com mais de 60 anos deve dobrar e representar 32% dos brasileiros. Em 2018, esse número estava em 13%. Na prática, isso significa que hábitos e necessidades atualmente correspondentes a essa faixa etária terão 3x mais relevância em apenas algumas décadas.

Outra tendência mais imediata é o aumento das mulheres no mercado de trabalho. Impulsionados pela crise, nos últimos quatro anos, houve um crescimento de aproximadamente 9% na presença das mulheres no mercado de trabalho³. Tendo-se em vista que até recentemente recaía sobre mulheres a maior responsabilidade sobre as atividades domésticas – incluindo o preparo de refeições – mais mulheres fora de casa por mais tempo evocam maior necessidade de conveniência para as refeições do domicílio.

  1. Os hábitos dos consumidores também estão mudando

O consumidor não é o mesmo de alguns anos atrás. As mudanças não só estão acontecendo, mas acontecem rapidamente, impulsionadas pela tecnologia e pela alta disseminação de informações ao redor do globo.

Um exemplo é a alimentação baseada em vegetais. Em 2018, 14% da população brasileira se declarava vegetariana ou vegana, um aumento de 75% desde 2012³.  Esse fator também é observado na pesquisa CREST®: de abril/2015 pra cá, observou-se entre refeições declaradas como vegetarianas, veganas ou orgânicas, houve um CAGR 6x maior do que o tráfego total no foodservice no mesmo período¹.

  1. O cenário econômico influencia o comportamento de consumo.

Não é novidade que o cenário econômico impacta o comportamento de compra, mas algumas variáveis têm maior relevância. Entre elas, massa salarial, inflação, confiança do consumidor e – especialmente – taxa de desemprego.

Estudos realizados pela GS&Inteligência apontam alta correlação entre taxa de desemprego e tráfego no foodservice, significando que o movimento do primeiro tem alta influência no segundo. No primeiro trimestre de 2019, por exemplo, observou-se ao uma queda de 3% na taxa de desemprego. No mesmo período, o tráfego no foodservice respondeu com um aumento de 4% no número de visitas. Entender a conjuntura é, portanto, fundamental para antecipar e se preparar para potenciais movimentos do setor.

  1. Reflexos das mudanças geram novas demandas e oportunidades

Ainda no primeiro trimestre de 2019, influenciado pela retomada da taxa de emprego, o crescimento do foodservice se destaca em refeições associadas a momentos de trabalho, como refeições em dias úteis, que cresceram 8%, ou seja, 2x mais que o setor. Isto significou 190 milhões de refeições a mais do que no mesmo trimestre de 2018, somente de segunda a sexta. Não por coincidência, 40% deste crescimento se deu no almoço, a principal refeição que o trabalhador faz quando está longe de casa durante a semana.

Reconhecer o cenário é o primeiro passo para identificar novos momentos de consumo para o seu negócio. Como sua marca está se preparando para ganhar nestes novos momentos de decisão do consumidor do foodservice?

____

¹Fonte: Pesquisa CREST® com consumidores de refeições preparadas fora do lar, realizada pela GS&NPD, parte integrante do Grupo GS&.  Para dúvidas ou obter mais detalhes da metodologia; entre em contato no e-mail: info@gseinteligencia.com.br

²O estudo CREST® é atualmente realizado em 13 países: Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Rússia, Austrália, Japão, Coréia do Sul, China, e Brasil.

³Fonte: PNAD Contínua – IBGE

4Fonte: Pesquisa IBOPE de opinião pública sobre vegetarianismo, abril 2018.

* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

65% dos micro e pequenos empresários não pretendem contratar crédito

Próxima Postagem

Geração Y lidera realização de compras no varejo online

Vólia Simões

Vólia Simões

Vólia Simões é head de Inteligência de Mercado e especialista em pesquisa e insights para o Varejo e Foodservice da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Geração Y lidera realização de compras no varejo online

Geração Y lidera realização de compras no varejo online

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.