Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O franchising no foodservice brasileiro

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
12 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

Sendo um dos setores precursores do franchising, o foodservice mantém sua relação íntima com o sistema de franquias. São muitas as redes do setor que figuram entre as 20 maiores do mundo. Das 5 maiores marcas globais, 4 delas são do setor de alimentação – McDonald´s, KFC, Burger King e Pizza Hut, todas velhas conhecidas do brasileiro.

Em recente pesquisa divulgada pela Cielo sobre o comportamento do setor, foi comprovado o quanto as franquias aumentaram sua participação no faturamento total do foodservice, crescendo mais do que as operações que não são franquias.

Considerando o período de 2016 a 2018, enquanto as franquias cresceram em média 6,7% em faturamento, os negócios que não operam no sistema cresceram apenas 1,4%. A força dos negócios que operam em rede fica explícita, pois 3 das 5 regiões brasileiras têm esse mesmo comportamento, com exceção das regiões centro-oeste e norte.

Um ponto que vale ser observado é que, apesar de apresentar crescimento maior, as franquias acabam captando um ticket médio menor. Fato corroborado pelo fato de que as redes do setor de alimentação no franchising concorrem entre si num mesmo campo de batalha. A maioria se encontra nas praças de alimentação dos shoppings centers e, como acontece muitas vezes, nesse ambiente, o que vale é o preço e não necessariamente a experiência e o valor agregado ao produto. A guerra de preços pode até elevar o volume de vendas, porém culminam com % menor de faturamento.

O volume de lojas em rede também favorece esse dado. As franquias tem mantido um crescimento maior em número de operações, ou seja, o número de novas lojas e expansão acelerada de algumas redes favorece o setor de uma forma geral.

O caráter expansionista do franchising cada vez mais traz novas vertentes para o foodservice. Além de buscar o crescimento pela ampliação das vendas, o setor também tem buscado maior presença em diversos canais – com vendas por delivery ou por app- ou mesmo com diversos formatos de operação. Isso traz novas possibilidades de investimento para empreendedores com os mais diversos perfis e bolsos.

As marcas passaram a enxergar em operações mais enxutas a possibilidade de ganhar capilaridade e aumentar a presença. Quiosques, lojas com menu reduzido, containers e food trucks estão no foco das áreas de expansão para 2018 e 2019.

Fica claro na observação simples desses dados que o franchising contribui, e muito, para o setor de foodservice de uma forma geral. E não se trata apenas de uma questão de pioneirismo no setor, mas de resiliência dos operadores frente às diferentes crises econômicas e mudanças de comportamento do consumidor.  Novos sabores, novos produtos, novas formas de abordagem e transformação de costumes fazem a roda continuar a girar e com força.

Trata-se de um setor aberto às novidades, atento às transformações e – por que não? – mutante e adaptável ao cenário, independente de como ele se apresenta.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Startup promove vendas omnicanal para restaurantes

Próxima Postagem

Setor de shopping centers cresce 4,9% em maio

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Setor de shopping centers cresce 4,9% em maio

Setor de shopping centers cresce 4,9% em maio

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile