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Home Artigos

O poder transformador da voz do cliente

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
12 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
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Sua empresa está principalmente focada nas métricas de satisfação e recomendação (NPS, CSAT, etc) ou nas ações para melhorar a vida dos seus clientes? Está focada em recompensa ou reconhecimento?

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Em um determinado dia no outono de 2021, conversei com um cliente que vinha apresentando um crescimento impressionante dos seus indicadores de satisfação e recomendação.

A minha pergunta foi direta: “O que vocês estão fazendo para aumentar tanto a satisfação dos seus clientes?”

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A resposta foi rápida e igualmente direta: “Eu começo o dia reunindo a equipe e compartilhando o reconhecimento dos clientes.” E continuou: “Esta atitude eleva o moral do pessoal, trazendo mais colaboração e vontade de fazer melhor.”

Pronto, esse foi o gatilho para não deixar mais de pensar neste assunto. Por que compartilhar o reconhecimento dos clientes funciona?

Uma boa ajuda para o entendimento desta pergunta está no livro “Winning on Purpose”, do Fred Reichheld, autor e criador da métrica NPS® (Net Promoter Score), que cita o exemplo de uma loja da Apple em Boston, onde os gerentes fazem exatamente a mesma coisa.

Estes líderes começam o dia reunindo a equipe de atendimento para relembrar as boas práticas de vendas, o que podem fazer melhor e, o mais importante, celebrar o reconhecimento dos clientes. Esta prática diária colabora na conquista de excelentes indicadores de recomendação e vendas por metro quadrado.

De acordo com estas lideranças, o ritual faz com que o time inicie o dia com disposição e energia para fazer a coisa certa: oferecer experiências realmente enriquecedoras para seus clientes.

Percebam que o foco das lideranças está em compartilhar o reconhecimento dos clientes com a equipe para gerar um maior engajamento, e não na métrica em si, mirando uma recompensa por metas.

Nada contra recompensas, mas, quando assim fazemos, a energia e o foco do time estão na métrica em si ou em como realmente melhorar a vida dos clientes?

O ser humano precisa ser valorizado e reconhecido pelo seu semelhante para viver uma vida plena e feliz. E a qualidade do reconhecimento depende da postura das lideranças de cada ponto de venda ou atendimento.

Líderes positivos, preparados e inteligentes já entenderam isso e utilizam a voz dos clientes para engajar seus times. Estes líderes também já descobriram que somente os clientes possuem o poder para atingir o reconhecimento pleno tão desejado pelo time. Ninguém mais consegue, somente o cliente.

O reconhecimento engaja as pessoas a serem mais colaborativas e eleva a satisfação da equipe pelo sentimento de “fazer a coisa certa”. E este poder somente cresce, em sintonia com as novas gerações que buscam mais propósito nas escolhas de onde desejam trabalhar e dedicar seu tempo. O desejo não é mais apenas ter um emprego, mas sim, um trabalho com significado que promova a melhoria na vida das pessoas e no mundo.

A combinação da busca pelo propósito e o sentimento de “estar fazendo a coisa certa” é a fórmula perfeita para engajar e motivar as equipes a entregarem seu melhor para promover uma experiência e vida melhores aos clientes.

Devemos capacitar nossas lideranças da ponta do atendimento para entender a voz do cliente e os anseios de suas equipes, gerando significado, propósito e satisfação de vida. Este é o caminho para negócios mais felizes. E negócios felizes atraem mais clientes.

Os dois anos de pandemia aceleraram estas mudanças, que já estavam acontecendo. A missão dos empresários é adequar-se a este cenário, que passa pela formação das novas lideranças, que precisam saber como lidar com o poder da voz dos clientes para transformar positivamente seus negócios.

Estamos vivendo um momento especial, com as novas gerações buscando significado e um propósito de vida, e já sabemos que as marcas precisam comunicar isso e, principalmente, viver isso de verdade.

O quão positivas e carregadas de significado estão suas lideranças? Como elas estão lidando com o poder transformador da voz dos seus clientes? O que elas estão fazendo para criar e manter o propósito nos seus times?

Leonardo Vilas Boas Badotti é fundador e CEO da Solvis.
Imagem: Shutterstock

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