Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os 10 mandamentos do intraempreendedor

Redação de Redação
12 de maio de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rodrigo Anunciato*

Na atualidade, um dos temas mais recorrentes nas ações de treinamento é o chamado “olhar de dono do negócio”. Este termo, ligado diretamente ao que chamamos de intraempreendedorismo, é a versão em português da expressão “intrapreneur”, que significa empreendedor interno, ou empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida.

O termo “intrapreneur” foi utilizado pela primeira vez em 1985 por Gifford Pinchot III, um empresário, autor e co-fundador americano do Graduate Institute Bainbridge, agora chamada Universidade Pinchot.

Muitas vezes, o termo pode assustar, mas a verdade é que intraempreender é muito mais que desempenhar bem o seu papel na organização.

Olhar para “fora da caixa”, com a liberdade de exercer as suas próprias ideias, tendo a oportunidade de fazer diferença significativa no resultado das organizações é a chave para esta atitude cada vez mais cobiçada pelas empresas.

Porém, há um ponto de atenção importante quando o assunto é intraempreendedorismo.

Esta iniciativa envolve bem mais que a sua própria força de vontade em enxergar a empresa com olhos de “dono do negócio” e exige a construção de relacionamentos e não de processos.

Essa relação entre uma equipe e seu líder, que precisa antes de tudo compreender profundamente o valor das iniciativas de seus intraempreendedores, é que dá aos profissionais a confiança necessária para tomarem boas decisões e agregarem valor ao negócio.

Para isso, é imprescindível que o líder aposte nas pessoas, tanto quanto nas ideias. Eles devem apoiar os intraempreendedores a encontrar soluções e orientá-los em torno dos perigos de uma atitude inadequada.
Como apoiar este processo de transformação através das ações de treinamento?

Um programa de intraempreendedorismo eficaz parte necessariamente de uma mudança cultural que deve ter como objetivo principal educar intraempreendedores e líderes na adoção de comportamentos eficazes papeis esses que envolvem confiança mútua e a construção de um espaço para que as ideias possam ser colocadas na mesa.

Os 10 mandamentos do intraempreendedor

O autor Gifford Pinchot III destaca que existem 10 mandamentos para um intraempreendedor:

1. Vá trabalhar todos os dias disposto a fazer o melhor que puder
2. Negar-se a executar as ordens recebidas faz seus objetivos pararem
3. Faça todo e qualquer trabalho necessário, independente de ser sua função
4. Encontre pessoas para ajudá-lo
5. Siga sua intuição sobre as pessoas que você escolher e trabalhe com elas sempre para o melhor
6. A publicidade aciona o sistema imunológico corporativo
7. Nunca aposte em uma corrida a menos que você esteja participando dela
8. É mais fácil pedir perdão que permissão
9. Seja fiel ao seu objetivo e realista sobre os caminhos para alcançá-lo
10. Honre seus líderes

O sucesso através do intraempreendedorismo

O sucesso de uma iniciativa como essa é a liderança preparada para reconhecer o genuíno espírito intraempreendedor de sua equipe, identificando projetos potenciais.

Se o líder e a organização apoiarem estas iniciativas, o comportamento intraempreendedor ganha força, confiança e tem grandes chances de “tirar os profissionais da toca”, pois sem isso, a grande maioria pensa que não é seguro sair.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Soluções integradas em ações omnichannel

Próxima Postagem

LATAM Retail Show terá vice-presidente da HDI Seguros

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

LATAM Retail Show terá vice-presidente da HDI Seguros

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.