Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Você já pensou em contar histórias com a gamificação?

Episódio 5: Como eu posso usar a gamificação para contar histórias e fidelizar clientes

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
12 de março de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Você já pensou em contar histórias com a gamificação?

Nesse quinto episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou continuar explorando a grande relevância da gamificação como uma ferramenta potencial para o relacionamento, visibilidade e fidelização das marcas com os clientes.

As marcas buscam incessantemente inovar na forma de se comunicar e de se relacionar com os seus clientes. Para isso, buscam conhecer profundamente o seu cliente para entender o que faz sentido para ele para não desperdiçar esforços que não tenham relevância.

Conhecer profundamente o seu cliente, seus valores, seus hábitos, suas preferências e o que definitivamente não conecta com ele é fundamental para uma estratégia bem-sucedida. E aqui entra a gamificação!

Aí vão alguns tópicos para ilustrar melhor o uso e os ganhos para as marcas:

Engajamento: a gamificação traz uma conexão divertida, leve e oportuniza uma experiência de entretenimento o que atrai muito os clientes.

Viralização: experiências gamificadas costumam ter um alcance maior pelo teor do conteúdo e são especialmente virais pelo entretenimento, o que faz com que sejam mais citadas e lembradas nas redes sociais e atraiam novos clientes.

Fidelização: as estratégias de gamificação com recompensas são excelentes ferramentas de fidelização, porque elas exploram temas muito importantes como o aumento do ticket médio de compra, a frequência com que os clientes acessam as redes sociais da marca, as indicações para novos clientes, entre outras.

Storytelling: a gamificação normalmente tem um roteiro atrativo que conta uma história que conecta os clientes, e mais que isso, gera pertencimento pelo espelhamento de valores, cultura e propósitos que estão inseridos nesta história.

A gamificação como vimos, é uma ferramenta fantástica e deve estar associada a outras ações de marketing da marca para gerar a conexão e o resultado desejado.

As pessoas estão buscando se conectar com marcas que façam sentido e que estejam alinhadas com os seus valores e propósitos. E essa conexão e esse pertencimento que as marcas podem gerar nos clientes através de várias ações de marketing, incluindo a gamificação, é que vão transformar os clientes em amigos, influenciadores e consumidores das marcas.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Oxford inaugura primeira loja em São Paulo e marca sua transição para o varejo D2C

Próxima Postagem

Dexco inaugura flagship na Av. Paulista com conceito de loja de arquitetura e decoração

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Dexco inaugura flagship na Av. Paulista com conceito de loja de arquitetura e decoração

Dexco inaugura flagship na Av. Paulista com conceito de loja de arquitetura e decoração

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.