Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Israel – Inovação de superação

Elisabete Furtado de Elisabete Furtado
12 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Israel

De acordo com o Global Innovation Index1 2019, Israel integra as dez economias mais inovadoras do mundo e a primeira posição regional (Oriente Médio). Este resultado está atrelado ao depósito de patentes e é oxigenado por muitos fatores dentre os quais o maior patamar global de investimento em P&D: 4,6% do PIB superando a Coreia do Sul segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O país ocupa a 10ª posição do Start Up Ranking que analisa a cena da inovação em 188 países, mas é o primeiro na análise per capta, o que lhe garantiu o título de Nação Start Up pela comunidade empreendedora.

Estes patamares são fortalecidos pelo investimento em educação que faz com que o país se destaque no número de pesquisadores e cientistas com formação STEM: Science (Biologia, Física e Química), Tecnnology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Mathematics (Matemática) formações correlacionadas à promoção de inovação.

Mas muito além das questões usuais o que criou a cena da inovação em Israel é a cultura de superação forjada bravamente na dificuldade, no enfrentamento de adversidades.

Questões históricas como a diáspora, perseguição religiosa, guerras, carências estruturais, recursos naturais insuficientes são alguns aspectos de um complexo contexto. Este ambiente criou uma cultura forte, resiliente, criativa, estudiosa, dedicada, que valoriza o ensino, a pesquisa em que a única opção é a superação.

Se existe um lugar em que o Brasil possa se inspirar é Israel. Podemos aprender como podemos nos superar e criar uma cultura mais forte, como criar em nossas empresas realidades promissoras para a próxima década.

Mas para que inovar? Vivemos uma época em que a inovação é essencial para a sobrevivência empresarial. É necessário inovar não porque se fala muito deste tema, mas porque as pessoas e as empresas, os públicos alvos dos negócios, estão mudando de forma veloz e profunda.

Na prática as empresas deveriam destinar reservas anuais para mudar, transformar, experimentar em suas ofertas ao mercado: novos produtos, novos serviços, novas soluções que as façam acompanhar a contemporaneidade.

Crescimento e transformação hoje são requerimentos essenciais como ter fluxo de caixa. Inovar é um imperativo e uma questão de sobrevivência. Autores importantes de Inovação como Barbieri, J.C. e Alvares, A.C.T. (2003) sinalizam que as empresas que sobrevivem ou crescem são as que introduzem novidades tecnológicas ou organizacionais ao longo do tempo e recordam Freeman e Soete (1997) que pontuam que não inovar é morrer.

Quantas empresas desapareceram nos últimos anos? E por quê? Muitas não conseguiram acompanhar seu tempo (ser contemporâneo), não mudaram, não se inquietaram diante da necessidade de mudança.

As inovações são meios para atingir resultados podendo ser: lucratividade, crescimento ou outros objetivos que podem ser de natureza intangível ou não perceptível (como por exemplo substituição de uma matéria prima tóxica).

Resultado é chave como destacou o Fórum de Inovação EAESP/FGV (2010) ao concluir    que inovação envolve a ideia, a implementação e resultados. A inovação que não for levada à prática e que não trouxer resultados é irrelevante do ponto de vista econômico.

Em linha com esta definição Silvio Meira, um dos expoentes brasileiros de tecnologia e inovação e um dos idealizadores do C.E.S.A.R, reforça: “Inovar é emitir mais e melhores notas fiscais.”

NOTA: A GS&MD, líder em consultoria e serviços no segmento do varejo brasileiro, vem ao longo dos anos proporcionando viagens de negócios com curadoria de palestras, wrap ups, acompanhamento e full support de primeira linha no local de destino. Acesse o site para saber mais como conhecer a cena da inovação em Israel e descobrir novos caminhos para aumentar seus resultados.

1 Fonte:  INSEAD, Cornell SC Johnson College of Business e World Intellectual Property Organization.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Magalu é eleita pela Fast Company como a empresa mais inovadora do Brasil

Próxima Postagem

Páscoa 2020: varejo espera crescimento entre 5% e 10%

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado é CSO da Gouvêa Experience, empresa da Gouvêa responsável pela maior comunidade de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Páscoa 2020

Páscoa 2020: varejo espera crescimento entre 5% e 10%

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.