Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um preço para chamar de seu

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Estamos vivendo uma nova realidade inflacionária estrutural global balizada pelo crescimento do acesso e uso da internet. Os omniconsumidores pesquisam, comparam e compram onde recebem mais por menos. E isso é um fenomeno global com impacto nas economias locais em muitos países, que altera estruturalmente a inflação, especialmente de produtos.

O fenômeno da expansão do uso da internet tem proporcionado um efeito econômico paralelo que envolve uma pressão crescente sobre os preços dos produtos de toda natureza. O hábito cada vez mais difundido de pesquisar muito mais para comprar está disseminando o que podemos caracterizar como uma onda global de pressão estrutural de redução de preços.

Isso fica muito mais evidente no comportamento dos preços de produtos no ambiente do e-commerce, onde a pressão da rentabilidade nesse canal é constante e crescente, o que gera uma concorrência muito maior, enfrentada pela estratégia de preços dinâmicos, aquela prática que, no extremo e nos modelos mais avançados, induz a um preço que é quase que individual, personalizado, a partir do perfil do omniconsumidor, do momento e de outros aspectos mais.

Mas esse modelo gradativamente migra para o mundo físico, ou se preferirem, para o mundo híbrido do físico temperado com digital, espalhando o fenômeno para além dos canais digitais. Como no caso das recém lançadas livrarias da Amazon.

É um bom exemplo, onde os preços dos produtos não estão expostos e você deve usar seu celular para saber o SEU preço, baseado no fato de ser um cliente Prime, o programa de relacionamento da Amazon, ou não. Ou outros fatores passíveis de serem usados dentro da estratégia de preço dinâmico, resultado de equações e “analytics”, com inúmeras variáveis, que podem fazer com que o preço se altere a cada momento e, no final, seja customizado.

Viveremos um processo de expansão dessa prática que, podemos prever, em breve também estará presente nas lojas do Whole Foods e muitas redes mais.

Vamos conhecer o período onde cada um, no limite, terá um preço para chamar de seu.

O impacto global dessa evolução vai amplificar a visão de pressões constantes nos preços dos produtos com reflexos na rentabilidade dos negócios, como já ocorre nos canais digitais e se espalhará com consequências em outros canais de vendas.

Guardadas as devidas proporções, seria o equivalente digital do fenômeno que, em determinado período, impactou a economia norte americana e que foi chamado de Efeito Walmart. Toda vez que a rede, com estratégia definida de Every Day Low Price, chegava em uma nova região ocorria um fenomeno generalizado de depressão de preços, baixando a inflação daquela região estruturalmente.

O movimento onde os maiores operadores dos canais digitais concentram sua maior atenção nos modelos de Market Places, também pode ser considerada uma das consequencias do movimento que vivemos no momento. Os grandes operadores que vinham enfrentando enorme pressão na sua rentabilidade operacional para crescer sua participação no canal digital, com sua linha tradicional de produtos, elegem o Market Place como alternativa para aumentar suas vendas e participação, com revenda ampla de produtos de outros operadores em busca de espaço de relacionamento digital.

Ao fazerem isso, amplificam o efeito estrutural e disseminam ainda mais a concorrência em preços com impacto na depressão da inflação em regiões e mercados mais amplos.

Logicamente, ainda não podemos determinar relação de causa e efeito nessa tese, ao compararmos os indicadores atuais de inflação no Brasil, surpreendentemente baixos, os menores dos últimos 18 anos, mas é possível, de forma liminar, considerar que isso também deve estar impactando esse comportamento.

Se de um lado é positivo e desejável, de outro, cria uma perspectiva que conduz a um inevitável processo de pressão competitiva e de rentabilidade dos negócios.

Vale a pena pensar a respeito.

 

Nota final. O Grupo GS&, através da GS&MD – Gouvêa de Souza, promoverá no período de 29/4 a 5/5, um novo programa de viagem técnica e conceitual para Israel, para um número limitado de participantes, com foco em empreendedorismo, inovação e exportação de conceitos.

Em outubro o programa estará na China e será mais direcionado para a área digital e oportunidades de negócios no mercado internacional.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Fintech lançada há 4 meses concedeu mais de R$ 15 milhões em crédito a PMEs

Próxima Postagem

Oferta de serviços no varejo é o tema da edição desta semana do Programa Mercado & Consumo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Oferta de serviços no varejo é o tema da edição desta semana do Programa Mercado & Consumo

Oferta de serviços no varejo é o tema da edição desta semana do Programa Mercado & Consumo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.