Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Potencial aumento da informalidade no varejo

Momentum 1.054

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo

“São duas as principais dimensões da informalidade no varejo: a fiscal-tributária e a trabalhista. O cenário indica que estamos numa marcha da insensatez, com potencial aumento de ambas, considerando o quadro de ações, iniciativas e omissões que temos configurado no presente e futuro próximos.

Um país moderno, desenvolvido e menos desigual pressupõe maior formalidade em tudo o que acontece. No quadro atual, o que temos como perspectiva é uma reversão do ocorrido nos últimos 20 anos, num momento em que tantos recursos estão disponíveis e permitiriam maior formalidade na economia como um todo.”

No plano trabalhista, o sinal amarelo, quase vermelho, veio na queda de 26,31% na geração de empregos formais do Brasil em 2023, em relação a 2022. Apesar de ter sido em parte compensada pelo aumento do número de MEIs (microempreendedores individuais), a sinalização é clara e demonstra que o País está gerando menos empregos formais e isso atinge também o varejo.

No setor do comércio, está crescendo a precarização do emprego pelo benefício combinado de programas assistenciais que acabam por desestimular o emprego formal e a disseminação do “varejo individual”.

O “varejo individual” envolve pessoas que têm sido usadas como canal de distribuição de produtos, que, alternativamente, entram no País com isenção tributária do imposto de importação por meio do conhecido canal do cross border, além da distribuição de mercadoria roubada ou produzida localmente de forma clandestina, que, de forma óbvia, não atende às especificações legais sobre conformidade dos produtos. 

E a constatação é factual. 

Basta circular pelas ruas de grandes, médias e pequenas cidades para ver o crescimento do número de camelôs e ambulantes que se espalham vendendo de tudo, como se fosse um shopping global aberto.

A situação é complementada pelo e-commerce, que, com alguns marketplaces, abriga uma oferta ampla e diversificada desse varejo individual digital, que vende o que o cross border trouxe com isenção de impostos. Tudo concorre diretamente com o varejo formal, numa inexplicável desigualdade competitiva e expansionista.

Para completar o quadro negativo, a perspectiva da eliminação ou redução do que foi criado com a desoneração da folha de pagamentos, em especial para muitos segmentos do consumo e varejo, amplia o custo para as empresas manterem empregados formais. 

Quase que uma tempestade perfeita a favor da informalidade no emprego.

No plano fiscal-tributário, é ainda prematuro, quase inconsequente, afirmar que o que está em boa parte contido na recém-aprovada Reforma Tributária deverá representar aumento da carga de impostos para as empresas que operam na formalidade.

Ainda que um dos aspectos positivos da reforma aprovada signifique a simplificação na apuração e no  recolhimento de impostos, a perspectiva, de fato, será de aumento da carga tributária para as empresas formais. 

É a aplicação inevitável da curva de Laffer, proposta por Arthur Laffer e também estudada por outros economistas, envolvendo a elasticidade tributária que defende que, quando aumenta a carga de impostos, aumentam a sonegação e a informalidade.

Na realidade brasileira atual, tudo indica que o Brasil formal terá que pagar a conta de um Estado menos racional e eficiente, repleto de distorções em salários e benefícios, além da crescente informalidade – fiscal, tributária e trabalhista -, com a Reforma Administrativa sucedendo a Reforma Tributária e sua regulamentação.

Um peso excessivo e desigual que desestimula o investimento por aqui e beneficia nossos vizinhos do Paraguai, Uruguai e outros, como alguns grupos, inclusive do varejo, vêm fazendo.

Talvez venha por aí a real integração sul-americana.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

DHL e Adidas abrem centro de distribuição omnichannel e semiautomatizado em Extrema

Próxima Postagem

Cacau Show, O Boticário e McDonald’s lideram ranking das maiores franquias

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Cacau Show, O Boticário e McDonald’s lideram ranking das maiores franquias

Cacau Show, O Boticário e McDonald's lideram ranking das maiores franquias

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.