Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Negligência que gera concorrência

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
12 de fevereiro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando olho para a complexidade do ambiente de negócios atualmente, cada vez mais me certifico de que empreender exige, além de coragem, um pouco de insanidade. Isso porque ser bem sucedido num ambiente tão complexo exige muito do empresário, que não pode se dar ao luxo de não dar atenção ou negligenciar algum ponto-chave do negócio.

Qualquer deslize facilmente é identificado e visto como oportunidade pela concorrência para oferecer algo melhor ou mais completo para o consumidor. E, às vezes, isso não ocorre por eficiência do concorrente, mas por uma mera questão de transparência e dinâmica do mercado.

Considere o ambiente online, por exemplo. Não é novidade que o tal do shift to online, ou a transição do físico para o digital dos últimos meses, ganhou uma nova e real dimensão para as marcas. Em algumas situações, foi em razão da busca pela sobrevivência, em outras, de aproveitamento de oportunidade. O fato é que o digital, do ponto de vista do consumidor, significa um universo completamente novo de possibilidades – novas marcas, novos produtos, novas abordagens e soluções.

Preste atenção nesse dado da Euromonitor: 48% dos consumidores globais descobriram novas marcas usando as redes sociais nos últimos meses. Isso significa dizer que o universo digital expôs ainda mais o mercado. Aquelas marcas que se relacionam com o consumidor de forma apenas transacional estão correndo o risco de perderem o lugar para uma outra marca, que pode ser menos conhecida, mas que tem uma oferta similar, apenas por uma questão de visibilidade na rede.

Traduzindo: considere que, se você não tem a oferta do produto online, imediatamente o consumidor vai buscar outra marca que o atenda – e ele vai encontrar. Não uma, mas várias opções que podem ocupar seu espaço a um “google” de distância.

Esse tipo de alerta tem de causar ao menos três reflexões nas marcas.

  • Cuide de sua presença digital. Esteja disponível nos mais diversos canais e redes;
  • Cuide de prever a demanda para prever o estoque – estar presente no digital, mas não ter o produto para oferecer, é negligenciar esse poder de “descoberta” que está nas mãos do consumidor;
  • Esteja atento ao relacionamento com o cliente – o digital cada vez mais oferece formas de se relacionar de forma íntima com o consumidor (dados, dados e mais dados – personalização, personalização e mais personalização!). Se certifique de criar laços e não apenas ter uma relação comercial/transacional.

Pode parecer uma visão muito radical, mas na prática é isso mesmo. Negligência gera concorrência. E quem é que pode sustentar ser negligente com o consumidor num cenário como o atual?

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo BITTENCOURT

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Conveniência e proximidade como partes da nova realidade do consumo

Próxima Postagem

Clubhouse supera TikTok em buscas; veja como a nova rede pode ajudar seu negócio

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Clubhouse supera TikTok em buscas; veja como a nova rede pode ajudar seu negócio

Clubhouse supera TikTok em buscas; veja como a nova rede pode ajudar seu negócio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile