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Home Artigos

Lições, aprendizados, insights e provocações do primeiro dia de visitas técnicas na NRF 2018

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
12 de janeiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos

Muitas lições, aprendizados, insights e provocações foram tirados, terminado o primeiro dia de visitas técnicas da NRF 2018, em Nova York, com a delegação da GS&MD – Gouvêa de Souza, onde foi montada literalmente uma operação de guerra para coordenarmos as mais de 30 lojas visitadas e estudadas pelos nossos 4 grupos, no total de mais de 100 executivos brasileiros e brasileiras dos mais diversos setores.

Se de um lado podemos observar claramente o movimento de multipolarização, cada vez mais forte no mercado americano, movimento esse já abordado no artigo (https://ia.mercadoeconsumo.com.br/2017/09/11/a-configuracao-da-multipolarizacao-no-varejo/), por outro lado observamos também uma profusão de novos modelos de negócios que tem poder ou potencial de reconfigurar todo um segmento de varejo e talvez até mesmo toda uma indústria.

Tivemos a oportunidade de visitar a loja Leesa, empresa que tem revolucionado o mercado de colchões norte americano, mercado esse de USD 15 bilhões em vendas por ano.

A loja tangibiliza esse novo modelo de negócios do mercado de colchões, que está passando por uma profunda mudança. Em 2013, a startup Casper abriu essa frente oferecendo colchões exclusivamente pelo canal online, com a proposta de oferecer um produto de alta qualidade online, com preços extremamente competitivos (chegando a ser 1/3 do preço se comparado aos concorrentes tradicionais) e que pudesse ser enviado em uma pequena caixa pelos correios, fator esse fundamental para a redução dos custos, possibilitando essa política de preços agressiva.

Esse mercado, até então dominado por apenas 2 empresas, passou a ter uma profusão de novas startups fomentadas por esse novo modelo de negócios, empresas novatas como a Purple e a Lessa começaram a ganhar Market share, essa última, fundada em 2014, captou USD 9MM na 1ª rodada e USD 23MM na 2ª rodada.

A loja é espartana e não chama muito a atenção, mas nela estão todos os elementos de sucesso da empresa com a possibilidade de experimentar os produtos e acessórios, exposição da caixa onde o produto é enviado, review dos consumidores nos totens, programa de doação de colchões para famílias carentes, etc.

Outro modelo de negócios interessante é o da novata M.Gemi, empresa que representa diversos artesões italianos revendendo diretamente aos consumidores em uma espécie de venda direta sem intermediários proporcionando assim excelentes preços ao consumidor final, chegando a ser 50% a 70% mais baratos que os seus competidores diretos. Novo modelo de negócio disruptivo, com muito storytelling, atendimento especializado e com um café para seus clientes serem acolhidos enquanto descobrem acabamentos em couro legítimo e fino em seus calçados. Além de proporcionar ao consumidor produtos feitos  à mão, italianos, de alta qualidade a preços justos, a loja promove a sustentabilidade de pequenos artesãos na Itália, perpetuando a cultura do pais neste segmento. A loja também serve apenas como showroom, para os clientes experimentarem os produtos, que são entregues com frete grátis.

Definitivamente essa velocidade da mudança no ambiente de negócios é uma provocação para todos os setores do varejo e do consumo. Cabe a nós ficarmos atentos, aprendermos e nos movimentarmos rapidamente frente à essa nova realidade imposta.

Fiquem ligados na plataforma Mercado & Consumo para saber de todas as novidades e aprendizados da NRF 2018 com a delegação da GS&MD – Gouvêa de Souza.

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Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

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