Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gamificação, uma grande aliada da cultura de resultados!

Episódio 02: Como a gamificação pode impulsionar a cultura de resultados

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
11 de dezembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Gamificação, uma grande aliada da cultura de resultados!

Nesse segundo episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou mostrar como ela pode ser uma grande aliada em uma empresa que tenha uma cultura voltada para resultados.

Em uma empresa com uma cultura voltada para resultados, o engajamento dos colaboradores é crucial para o atingimento dos objetivos globais, seja aumento de faturamento, de produtividade e outros avanços estipulados pela gestão.

E nesse contexto precisamos de uma equipe unida, colaborativa e engajada, em que cada colaborador com as suas tarefas é parte de uma grande engrenagem, sendo o cumprimento fundamental para o todo! Todas as tarefas do processo, tanto as pequenas como as grandes, têm igual relevância para o sucesso do funcionamento da engrenagem.

Agora vamos contextualizar que o desafio que já era grande por parte dos gestores, ficou muito maior, porque estamos trabalhando em formato home office, em que as pessoas estão distantes do comando e distantes fisicamente uma das outras.

Precisamos ligar os elos e quebrar os silos que se formam mesmo no distanciamento físico, pois eles jogam totalmente contra a nossa cultura de resultados. Como podemos reverter esse quadro e trazer o time para perto, mesmo no online, e favorecer a união e a colaboração?

Metas claras, para começar! Ou melhor, regras claras, porque já vamos entrar no mundo da gamificação! O nosso colaborador precisa ter total clareza do que é esperado dele, o que ele precisa fazer para atingir e como o seu quinhão de tarefas impacta no todo. De posse destas informações ele irá desempenhar o seu papel individualmente, mas sabendo da importância que a sua entrega tem para o objetivo central.

E vamos chegar indubitavelmente na competitividade que é muito forte em uma cultura de resultados e que está presente nos times de trabalho. Ela é um grande impulsionador se for conduzida da maneira correta e aqui vou introduzir a gamificação como uma grande aliada no gerenciamento deste ambiente positivo e desafiador.

A gamificação por conceito, já imprime um ambiente divertido, colaborativo, envolto em metas, desafios, recompensas e que busca a coroação pela entrega dos resultados do time, valorizando cada colaborador como peça-chave nessa construção.

A gamificação é uma das principais ferramentas para promover a motivação e o engajamento dos colaboradores. Ela é amplamente utilizada por grandes empresas, como Microsoft, IBM, Nestlé, Grupo Boticário, Starbucks, Samsung, entre outras.

Com a gamificação, proporcionamos um ambiente voltado para o bem-estar que é um facilitador para o atingimento das metas de forma saudável. Essa atmosfera de jogos traz o lúdico, o espírito de equipe e a busca pelo reconhecimento para as equipes favorecendo a cultura de resultados e a conquista de todos.

Na gamificação, a conhecida máxima de um por todos e todos por um está presente e é um grande impulsionador de resultados e de felicidade no ambiente de trabalho.

Os jogos sempre fizeram parte da nossa vida e trazê-los para dentro das empresas é o cenário perfeito para o atingimento de resultados e para uma cultura de felicidade corporativa.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Heineken é eleita uma das melhores marcas do mundo pela revista Time

Próxima Postagem

H&M, Comme des Garçons e Alo Yoga vão inaugurar suas primeiras lojas no Brasil em 2025

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
H&M, Comme des Garçons e Alo Yoga vão inaugurar suas primeiras lojas no Brasil em 2025

H&M, Comme des Garçons e Alo Yoga vão inaugurar suas primeiras lojas no Brasil em 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.