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Gamificação, uma grande aliada da cultura de resultados!

Episódio 02: Como a gamificação pode impulsionar a cultura de resultados

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
11 de dezembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Gamificação, uma grande aliada da cultura de resultados!

Nesse segundo episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou mostrar como ela pode ser uma grande aliada em uma empresa que tenha uma cultura voltada para resultados.

Em uma empresa com uma cultura voltada para resultados, o engajamento dos colaboradores é crucial para o atingimento dos objetivos globais, seja aumento de faturamento, de produtividade e outros avanços estipulados pela gestão.

E nesse contexto precisamos de uma equipe unida, colaborativa e engajada, em que cada colaborador com as suas tarefas é parte de uma grande engrenagem, sendo o cumprimento fundamental para o todo! Todas as tarefas do processo, tanto as pequenas como as grandes, têm igual relevância para o sucesso do funcionamento da engrenagem.

Agora vamos contextualizar que o desafio que já era grande por parte dos gestores, ficou muito maior, porque estamos trabalhando em formato home office, em que as pessoas estão distantes do comando e distantes fisicamente uma das outras.

Precisamos ligar os elos e quebrar os silos que se formam mesmo no distanciamento físico, pois eles jogam totalmente contra a nossa cultura de resultados. Como podemos reverter esse quadro e trazer o time para perto, mesmo no online, e favorecer a união e a colaboração?

Metas claras, para começar! Ou melhor, regras claras, porque já vamos entrar no mundo da gamificação! O nosso colaborador precisa ter total clareza do que é esperado dele, o que ele precisa fazer para atingir e como o seu quinhão de tarefas impacta no todo. De posse destas informações ele irá desempenhar o seu papel individualmente, mas sabendo da importância que a sua entrega tem para o objetivo central.

E vamos chegar indubitavelmente na competitividade que é muito forte em uma cultura de resultados e que está presente nos times de trabalho. Ela é um grande impulsionador se for conduzida da maneira correta e aqui vou introduzir a gamificação como uma grande aliada no gerenciamento deste ambiente positivo e desafiador.

A gamificação por conceito, já imprime um ambiente divertido, colaborativo, envolto em metas, desafios, recompensas e que busca a coroação pela entrega dos resultados do time, valorizando cada colaborador como peça-chave nessa construção.

A gamificação é uma das principais ferramentas para promover a motivação e o engajamento dos colaboradores. Ela é amplamente utilizada por grandes empresas, como Microsoft, IBM, Nestlé, Grupo Boticário, Starbucks, Samsung, entre outras.

Com a gamificação, proporcionamos um ambiente voltado para o bem-estar que é um facilitador para o atingimento das metas de forma saudável. Essa atmosfera de jogos traz o lúdico, o espírito de equipe e a busca pelo reconhecimento para as equipes favorecendo a cultura de resultados e a conquista de todos.

Na gamificação, a conhecida máxima de um por todos e todos por um está presente e é um grande impulsionador de resultados e de felicidade no ambiente de trabalho.

Os jogos sempre fizeram parte da nossa vida e trazê-los para dentro das empresas é o cenário perfeito para o atingimento de resultados e para uma cultura de felicidade corporativa.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

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