Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Os novos players dos shopping centers

Redação de Redação
11 de dezembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Marcos Hirai*

[the_ad id="138406"]

Você já teve a sensação de visitar pela primeira vez um shopping center brasileiro e ter a impressão de já esteve lá antes? Segundo a ABRASCE, nos últimos dez anos, 187 novos centros comerciais foram abertos em todo o País, com cerca de 42 mil lojas adicionais. Fazendo uma análise dos lojistas que investiram em shoppings nos últimos anos, segue um levantamento:

• No caso das lojas âncoras, cerca de 25 redes ocuparam quase 90% destes empreendimentos;

[the_ad id="99067"]

• Nas praças de alimentação, 70% dos espaços são ocupados por grandes redes de fast food que se tornaram onipresentes;

• As redes de cinemas e de diversões eletrônicas são dominadas juntas por 15 empresas;

• Com as lojas satélites, as franquias e as redes de lojas próprias nacionais são ocupadas por 80 redes que representam 50% dos espaços.

Desta forma, estatisticamente falando, 3/5 de um shopping center tende a ter o mix com lojas semelhantes, favorecendo a sensação “Déjà Vu”. Fica claro que a simbiose entre varejo + shopping centers precisa andar junta. No levantamento que fizemos, chegamos ao número de 140 redes que influenciaram fortemente o mix dos shoppings novos e consequentemente se consolidaram.

Mas, desta vez, fatores econômicos, sociológicos, conjunturais e tecnológicos também influenciarão fortemente o mix dos shoppings brasileiros nos próximos anos. Veja porque:

• Economicamente falando, a nossa crise atual já está promovendo uma seleção natural – empresas varejistas financeiramente fragilizadas serão absorvidas, vendidas ou simplesmente sucumbirão. Empresas preparadas e bem geridas certamente sairão fortalecidas e manterão sua presença no varejo;

• Com o atual processo de diminuição do poder de compra dos brasileiros, razões sociológicas ditarão os novos hábitos de consumo e afetarão setores e mercados. Produtos e serviços que remetem a uma lógica do melhor custo X benefício tenderá a ser mais racional e menos emocional;

• Operações de serviços, gastronomia e entretenimento passarão a ocupar cada vez mais espaço, por uma questão de comodidade e praticidade da vida moderna , e a transformação da vocação de um shopping center – antes focado predominantemente em compras, caminhando agora para se tornar cada vez mais num “hub social” agregando principalmente restaurantes e novas opções de entretenimento;

• Por fim, o omniconsumidor, com seus novos hábitos de consumo influenciados pelas novas tecnologias, o e-commerce, os smartphones, tenderão a adquirir produtos além das lojas físicas e certamente alguns formatos de negócios sofrerão forte impacto. Um exemplo são os eletroeletrônicos e produtos comoditizados;

• Importante dizer que novos players com novos conceitos nacionais e internacionais surgem a todo o momento e provocam movimentações no mix: a nova rede de fast casual Mexcla, a loja de preço único Daiso Japan, a entrada do fenômeno Forever 21, as lojas físicas da Natura, os parques temáticos como o Parque da Mônica e Kidzania, restaurantes como Côco Bambu, casual dining como Madero e Johnny Rockets, a nova rede L´Occitane Au Brésil são alguns exemplos recentes.

Nos próximos anos, muitas mudanças deverão modificar profundamente o mix dos shoppings brasileiros. Já está em pleno curso. O consumidor certamente agradece.

*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A liderança muito além dos resultados

Próxima Postagem

Natal: shoppings da Partage realizam campanhas promocionais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Natal: shoppings da Partage realizam campanhas promocionais

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.