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Home Artigos

Que tal gamificar o onboarding da sua empresa?

Episódio 8: Conhecendo os benefícios de um onboarding gamificado

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
11 de setembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Que tal gamificar o onboarding da sua empresa?

Neste oitavo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou explorar mais detalhadamente a gamificação no onboarding, que é onde a mágica acontece.

A acolhida, a primeira impressão e o engajamento que conseguimos no onboarding vão dar o “tom” da nossa história com esse novo talento, que está chegando para agregar e para sentir-se pertencente e feliz.

Eu ousaria dizer, sem nenhum medo, que estamos falando de uma ferramenta poderosa para atrair e reter novos talentos, reduzir a rotatividade e melhorar muito o desempenho das pessoas.

Fundamentando o que foi dito acima, a gamificação utiliza mecânicas de jogos que mesclam desafios, recompensas, simulações do dia a dia e dinâmicas de integração e união, que irão engajar os novos colaboradores.

E esse engajamento acontece principalmente por qual motivo? Porque as mecânicas de jogos motivam, despertam o interesse, impulsionam pela competitividade e pelo desejo de alcançar os desafios, pelo bem-estar que elas provocam no ambiente, e pelo caráter divertido e recompensador.

E que mecânicas são essas?

  • Trilhas de aprendizagem com sistema de pontos, que geram ranqueamento, e moedas que podem ser trocadas por prêmios;
  • Desafios e simulações reais que ilustram o dia a dia e que são excelentes mecânicas para a retenção de conteúdos;
  • Experiências respaldadas em árvores de decisão;
  • Missões, objetivos e conquistas a serem alcançadas;
  • Recompensas por meio de reconhecimentos e premiações.

E no onboarding gamificado, quais os maiores benefícios que podemos ter?

  • Atração, retenção de novos talentos e redução de rotatividade;
  • Valorização dos colaboradores, otimizando as jornadas de aprendizagem;
  • Melhoria em todos os níveis de produtividade e de qualidade das entregas, pelo engajamento e retenção das informações;
  • Melhoria dos indicadores referente a erros em processos;
  • Redução dos níveis de ansiedade frente à nova rotina a ser executada;
  • Fortalecimento da cultura da empresa gerando pertencimento e admiração.

Motivação, clareza e reconhecimento são palavras-chave quando pensamos em uma jornada de aprendizagem que seja efetiva e que contribua positivamente para a evolução pessoal e profissional dos colaboradores.

Convido vocês a levar essa magia para o onboarding das suas empresas e, com toda certeza, terão novos colaboradores engajados, motivados e felizes. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

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