Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Por que crescer com inteligência importa mais do que apenas crescer?

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
11 de julho de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Por que crescer com inteligência importa mais do que apenas crescer?

Há um equívoco comum no mercado de que crescimento é apenas uma questão de abrir mais unidades, aumentar o headcount ou capturar market share a qualquer custo. Mas crescimento de verdade, aquele que perdura e se traduz em relevância no mercado, nasce de uma arquitetura clara, conectada a um propósito, às demandas do consumidor em transformação e ao futuro dos negócios.

Empresas que estão reescrevendo suas histórias de crescimento inteligente mostram que, para crescer, é preciso, antes, reposicionar-se. Não se trata apenas de trocar logotipo ou fazer uma campanha publicitária, mas de uma mudança que começa pela coragem de questionar o modelo atual, criar novos formatos de negócio e redesenhar a experiência de consumo para um cliente que espera conveniência, relevância e conexão com valores.

Crescer de forma inteligente também está diretamente relacionado à gestão eficaz das operações, especialmente em redes de franquias. Isso significa desenvolver modelos de loja que entregam performance, com processos claros, indicadores bem definidos e foco em rentabilidade por metro quadrado. No franchising, esse crescimento se traduz em oferecer suporte sólido e real aos franqueados, com ferramentas de gestão, treinamento e inovação de formatos, permitindo que cada unidade seja um ponto de contato potente com o consumidor e, ao mesmo tempo, um negócio saudável para quem a opera.

Isso envolve tomar decisões difíceis, como revisar redes de lojas, repensar o que significa conveniência na era digital, e integrar plataformas e serviços que entregam valor real ao cliente, ao mesmo tempo em que potencializam o ecossistema ao redor. É ter a clareza de que expansão precisa ser qualitativa, não apenas quantitativa, encontrando novos pontos de contato e formatos de loja que sejam economicamente eficientes e que ampliem o relacionamento com o consumidor.

Crescimento inteligente também significa entender que o físico e o digital não estão mais separados. Eles se complementam para construir uma presença de marca consistente, capaz de se inserir em múltiplos momentos da jornada do consumidor e de coletar dados que alimentam estratégias de personalização e de eficiência operacional.

O mercado tem mostrado que marcas que ousam se transformar antes de serem pressionadas pelo ambiente colhem os frutos de estarem preparadas para ambientes de consumo fluidos, digitais e altamente conectados. Para isso, é necessário combinar estratégia, execução disciplinada e flexibilidade, em vez de crescer pelo impulso ou repetição de fórmulas antigas.

Afinal, crescer por crescer é fácil, mas crescer de forma inteligente, sustentável e relevante é o que transforma empresas em marcas memoráveis.

Nota: No BConnected deste ano, que acontece em 8 e 9 de outubro, vamos aprofundar esse tema na trilha Arquitetura do Crescimento Inteligente, com a presença de Bárbara Miranda, CEO da Ampm, e Pierre Berenstein, CEO da Bold Hospitality Company (Outback, Aussie, Abbraccio). Nesta edição, teremos também a parceria do portal Mercado&Consumo, que estará conosco acompanhando e amplificando esta discussão.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

Postagem anterior

BR Mania inaugura sua primeira loja-conceito em Campos do Jordão

Próxima Postagem

Soneda estreia no formato outlet com primeira loja no Outlet Premium São Paulo

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Soneda aposta nas classes A e B com megalojas e foco em experiência

Soneda estreia no formato outlet com primeira loja no Outlet Premium São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.