Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do trabalho na visão dos colaboradores

Redação de Redação
11 de julho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rodrigo Anunciato*

O ADP Research Institute realizou recentemente um estudo com líderes e colaboradores em nível global, tendo com um dos objetivos principais elencar as cinco necessidades básicas dos profissionais no mundo do trabalho.

Neste artigo vamos olhar especificamente para os resultados obtidos junto aos profissionais na América Latina, os quais, apesar de esperançosos, ainda mostram um grau representativo de ceticismo frente ao futuro.

Necessidade 1: Liberdade

De um modo geral, os colaboradores mostram-se empolgados com a perspectiva de escolher o próprio cronograma de trabalho, especialmente no Brasil, embora os jovens brasileiros da geração milênio sejam os que menos acreditam que as organizações permitirão essa liberdade.

Necessidade 2: Conhecimento

A região latino-americana tem mais probabilidade de acreditar que já pode aprender sob demanda, pois os profissionais reconhecem que a mídia social já se tornou uma plataforma de colaboração para o trabalho.

Especialmente entre os jovens da geração milênio, a crença é de que em pouco tempo a mídia social criará oportunidades para conexões mais profundas, transpondo barreiras de distância e tempo.

Necessidade 3: Estabilidade

Como em todas as outras regiões do mundo, os latino-americanos acreditam que uma mudança para contratar exclusivamente prestadores de serviço é algo que acontecerá no futuro, mas provavelmente não nos próximos três ou cinco anos.

A maioria está empolgada com a possibilidade de competir globalmente por trabalhos e prestar serviços mundo afora, especialmente no Brasil, onde a economia está começando a desacelerar e a prestação de serviços oferece novas oportunidades.

Necessidade 4: Autogestão

Embora a maioria dos latino-americanos tenha sentimentos positivos com relação à possibilidade dessa mudança no ambiente de trabalho, a região é a menos propensa a acreditar que as empresas irão se adaptar a ela, porém, têm muito mais probabilidade do que aqueles de outras regiões de acreditar que serão pessoalmente afetados por isso.

Necessidade 5: Significado

Embora a América Latina parecesse estar particularmente bem posicionada para o crescimento na última década, o declínio contínuo no crescimento econômico nos últimos anos, especialmente no Brasil, representa um desafio à região no momento.

Antes, as referências econômicas da região, o Brasil e a Argentina, testemunharam ritmos lentos no crescimento, amplamente devido à redução nos preços de commodities, à economia chinesa desacelerada e à redução nos investimentos, que afetaram a infraestrutura de tecnologia e a adoção de tendências no ambiente de trabalho.

Apesar disso, mais de dois terços dos latino-americanos (especialmente homens), acreditam que as organizações já estão usando a tecnologia para medir e aprimorar o bem-estar dos seus colaboradores ou farão isso nos próximos três anos.

A maioria acredita que será pessoalmente afetada por essa mudança e está empolgada com isso, especialmente os jovens da geração milênio.

O que podemos concluir deste estudo?

Considerando os dados apresentados, embora quase dois terços das pessoas acreditem que as organizações na América Latina devem se adaptar às mudanças nas necessidades dos colaboradores, os profissionais estão mais céticos quanto às empresas mudarem conforme o tempo passa.

Ao pensar na necessidade de conhecimento no ambiente de trabalho torna-se evidente que o modo como os líderes e os colaboradores acumulam conhecimento está mudando rapidamente devido ao aumento das ferramentas e plataformas disponíveis às pessoas para uso no trabalho.

Ainda sob este aspecto, argumenta-se que a necessidade do ambiente de trabalho de maior impacto sobre as tendências atuais pode ser a da autogestão, o que pode possibilitar crescimento e aprendizado para os indivíduos.

Hoje, os jovens da geração milênio enfatizam mais a busca de sentido na carreira do que as gerações anteriores, que tendiam a buscar um sentido fora do trabalho.

Por esta razão, mais uma vez torna-se imprescindível que as organizações preparem-se cada vez mais no presente para os desafios que vivenciarão no futuro próximo.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Conteúdo GS&Friedman

Postagem anterior

Grupo Abril entra para o e-commerce em parceria com plataforma de soluções digitais da Cnova

Próxima Postagem

Ele revolucionou a imagem do Magazine Luiza no mundo digital e palestra no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Ele revolucionou a imagem do Magazine Luiza no mundo digital e palestra no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.