Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Onboarding com gêmeos digitais: a estratégia de Tesla, BMW e Nestlé

Episódio 8: como empresas inovadoras usam gêmeos digitais e gamificação para tornar o onboarding mais ágil, seguro e padronizado

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
11 de junho de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste oitavo episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou falar de gêmeos digitais. Vou explorar neste artigo por que grandes empresas estão apostando na tecnologia e na inovação para realizar o onboarding gamificado dos seus novos colaboradores.

Com o avanço da transformação digital nos setores industriais e corporativos, empresas líderes vêm adotando tecnologias imersivas para transformar a forma como treinam e integram seus colaboradores. Entre essas inovações, destaco a combinação entre gamificação e mundos gêmeos digitais (digital twins), ambientes virtuais que replicam com precisão instalações físicas e operações críticas.

Essa abordagem tem se mostrado altamente eficaz para onboarding, capacitação técnica e padronização de processos, trazendo ganhos expressivos em engajamento, desempenho e segurança operacional.

E como age a gamificação nos gêmeos digitais? Ela potencializa a experiência dos colaboradores, utilizando elementos de jogos, como desafios, missões, recompensas, feedback imediato e rankings. O que vemos é um aumento da motivação, melhora na retenção dos conhecimentos e um foco maior na aprendizagem como ponte para o aumento da performance.

E a gamificação nos possibilita monitorar de forma detalhada o desempenho do colaborador, além de permitir a personalização da trilha de aprendizagem conforme as necessidades individuais.

Empresas como Tesla, BMW e Nestlé utilizam gêmeos digitais gamificados para treinar equipes em ambientes que simulam com precisão suas operações. A Tesla aplica essa tecnologia no treinamento técnico de operadores de robôs, aumentando a segurança e a precisão. A BMW replica suas linhas de produção para capacitação padronizada e colaborativa. Já a Nestlé integra novos colaboradores em ambientes virtuais que espelham o chão de fábrica, acelerando o aprendizado sobre processos e cultura.

Os resultados incluem retenção de conhecimento até 60% maior, redução de acidentes em 40% e engajamento até 5 vezes superior. Esses resultados confirmam que o onboarding e os treinamentos feitos nos gêmeos digitais trazem muito além dos ganhos de performance. Eles facilitam o enraizamento da cultura organizacional e reduzem riscos operacionais com acidentes em grande escala.

O onboading e os treinamentos gamificados em gêmeos digitais estão fazendo uma revolução no campo da capacitação corporativa, unindo realismo, interatividade, oportunizando uma experiência imersiva e eficaz e ainda fornecendo dados de forma detalhada.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem criado por IA

Postagem anterior

Sephora promeve empregabilidade de grupos minorizados na Feira da Diversidade

Próxima Postagem

Hisense inaugura showroom e aposta no Mundial de Clubes para crescer no Brasil

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Hisense inaugura showroom em São Paulo e aposta no Mundial de Clubes para crescer no Brasil

Hisense inaugura showroom e aposta no Mundial de Clubes para crescer no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.