Neste oitavo episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou falar de gêmeos digitais. Vou explorar neste artigo por que grandes empresas estão apostando na tecnologia e na inovação para realizar o onboarding gamificado dos seus novos colaboradores.
Com o avanço da transformação digital nos setores industriais e corporativos, empresas líderes vêm adotando tecnologias imersivas para transformar a forma como treinam e integram seus colaboradores. Entre essas inovações, destaco a combinação entre gamificação e mundos gêmeos digitais (digital twins), ambientes virtuais que replicam com precisão instalações físicas e operações críticas.
Essa abordagem tem se mostrado altamente eficaz para onboarding, capacitação técnica e padronização de processos, trazendo ganhos expressivos em engajamento, desempenho e segurança operacional.
E como age a gamificação nos gêmeos digitais? Ela potencializa a experiência dos colaboradores, utilizando elementos de jogos, como desafios, missões, recompensas, feedback imediato e rankings. O que vemos é um aumento da motivação, melhora na retenção dos conhecimentos e um foco maior na aprendizagem como ponte para o aumento da performance.
E a gamificação nos possibilita monitorar de forma detalhada o desempenho do colaborador, além de permitir a personalização da trilha de aprendizagem conforme as necessidades individuais.
Empresas como Tesla, BMW e Nestlé utilizam gêmeos digitais gamificados para treinar equipes em ambientes que simulam com precisão suas operações. A Tesla aplica essa tecnologia no treinamento técnico de operadores de robôs, aumentando a segurança e a precisão. A BMW replica suas linhas de produção para capacitação padronizada e colaborativa. Já a Nestlé integra novos colaboradores em ambientes virtuais que espelham o chão de fábrica, acelerando o aprendizado sobre processos e cultura.
Os resultados incluem retenção de conhecimento até 60% maior, redução de acidentes em 40% e engajamento até 5 vezes superior. Esses resultados confirmam que o onboarding e os treinamentos feitos nos gêmeos digitais trazem muito além dos ganhos de performance. Eles facilitam o enraizamento da cultura organizacional e reduzem riscos operacionais com acidentes em grande escala.
O onboading e os treinamentos gamificados em gêmeos digitais estão fazendo uma revolução no campo da capacitação corporativa, unindo realismo, interatividade, oportunizando uma experiência imersiva e eficaz e ainda fornecendo dados de forma detalhada.
Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem criado por IA