Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo precisa estar mais próximo do que está do ecossistema de startups

Caio Camargo de Caio Camargo
11 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Start Up

Não é raro você abrir a página de algum site ou jornal de economia e não ver pelo menos uma vez na semana alguma novidade sobre algum player de varejo que está adquirindo ou investindo em alguma startup, caminho também que vem sendo fortemente seguido por muitas das empresas de serviços.

Tanto o varejo quanto as empresas de serviços parecem ter nas startups o mesmo objetivo: complementarem seu portfólio de ofertas de serviços, onde se o varejo tem como alvo o consumidor, o prestador de serviço tem como alvo atender melhor o próprio varejista nesse sentido.

Players nesse sentido não faltam e se o Magazine Luiza é para muitos uma das grandes referências nesse sentido, empresas como Netshoes, GPA, Carrefour, entre tantas outras estão criando cases muito interessantes em termos de resultados nesse sentido.

A própria Amazon anunciou nessa semana que começa a oferecer seus serviços de loja automatizada para outros varejistas, algo como um white label de sua Amazon Go, num movimento impensável até pouco tempo atrás.

Embora o cenário otimista, muito ainda precisa ser feito quando falamos do varejo como um todo. Na pesquisa realizada pela GS&UP, sobre a aplicação de tecnologias no varejo, e conversando com os principais líderes de tecnologia e inovação no setor, cerca de 1/3 dos entrevistados (30%), colocaram o tema startups como um dos mais relevantes atualmente no contexto do varejo, entretanto, apenas 23% dos varejistas entrevistados disseram ter investimentos ligados à essa área nos próximos três anos.

Embora mais de 75% dos entrevistados que tenham interesse pelo tema, irão destinar seus investimentos para esse segmento, isso mostra a dificuldade que o assunto tem de escalar no varejo, talvez por desconhecimento, mas também até mesmo por receio de se aproximar desse mercado.

Não é necessário investir como um dos jurados do programa de televisão “Shark Tank” para se aproximar desse ecossistema. As startups oferecem uma série de oportunidades, por custos muito interessantes, para que sejam resolvidas dores específicas de mercado, muitas vezes fora do radar das grandes empresas.

Muitas delas oferecem acesso a informações que antes não eram nem imaginadas no dia a dia da rotina das empresas. E você não precisa ir para o Vale do Silício atrás de novas soluções para o seu negócio.

As principais capitais do país, além de muitas outras cidades brasileiras, já oferecem dezenas de espaços dedicados a aproximar empresas e startups. Cubo, Inovabra, HubSalvador são algumas iniciativas icônicas nesse sentido.

Em suma, não faltam oportunidades para você tentar inovar em seu negócio, ou buscar resultados diferentes, exatamente agindo de forma diferente, buscando novos caminhos. Tente, teste, arrisque, e obtenha novos (e quem sabe melhores) resultados.

Pense nisso!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Chatbots: varejo deve gastar US$ 142 bilhões em 2024

Próxima Postagem

Vendas globais de smartphones apresentam queda no quarto trimestre de 2019

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mercado de smartphones

Vendas globais de smartphones apresentam queda no quarto trimestre de 2019

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.