Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Cerca de 10% dos lojistas serão substituídos nos próximos três anos

Redação de Redação
11 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

Tenho notado que alguns shopping centers brasileiros ganharam tapumes novos recentemente. De fato, várias redes de varejo estão “desacelerando”, reduzindo seu número de lojas, diminuído suas metragens ou mesmo deixando de existir.

Grandes nomes do varejo brasileiro e internacional que reluziam seus letreiros há alguns anos estão amargando um retrocesso do qual, em alguns casos, não se recuperarão da mesma forma. A atual crise econômica e política já estão transformando o mix dos shoppings brasileiros.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o patamar de vacância de lojas em shopping centers em 2015 foi de 4,1%, ante 2014, que foi de 2,8%. Em 2016 certamente este número será maior. A vacância se agrava ao olharmos os empreendimentos mais novos, inaugurados nos últimos 4 anos. Há equipamentos com 30% de lojas vagas.

Mas surge daí a oportunidade para a entrada de novos lojistas e novos formatos de ocupação dos espaços, a começar com os custos de aluguel, muito menores do que os praticados no inicio do ano passado. Além disso, os valores das luvas também vêm apresentando quedas nominais e em alguns casos, a extinção da cobrança.

Além de novos projetos de varejo que estão surgindo, novas operações de conveniência, serviços, gastronomia, lazer e entretenimento também começam a florescer. Nunca antes o mercado de shopping centers esteve tão receptivo para a entrada de novos players. Shopping centers considerados “fechados” e de difícil entrada começam a rever esta posição. De fato, estamos vivendo aqui no Brasil a busca pela reinvenção do mix. É a lei natural das coisas. O mercado vai se rearranjar.

Redes regionais começam a serem convidadas para atravessarem suas fronteiras, redes pequenas e capitalizadas conseguem crescer pelas boas oportunidades que surgem, além de grupos investidores que entendem que é o momento de aproveitar que os custos de ocupação estão baixos. Além disto, áreas de restaurantes começam a ganhar mais espaço; atrações de entretenimento, lazer e diversão também. Uma novidade é a crescente presença de parques temáticos se instalando em shopping centers.

O que se nota é que a própria vocação do shopping center começa a mudar com este movimento. Antes, essencialmente um centro de compras. Hoje, o shopping se assemelha cada vez mais como um “hub social”, onde as pessoas transformam-os em um local de encontros, de lazer, de confraternização, de passar um tempo, e que eventualmente também pode ser um local para fazer compras.

Portanto, o momento é de repensar, de testar, de se arriscar, de pensar “fora da caixa”.

As oportunidades existem. Que tal?

*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

Postagem anterior

A neurociência em favor da aprendizagem

Próxima Postagem

A reconfiguração dos shoppings e centros comerciais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

A reconfiguração dos shoppings e centros comerciais

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile