Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Artigo: Gestão de Projetos x Gestão Certificada

Redação de Redação
11 de março de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Em dez anos de Projetos de Consultoria, tivemos a oportunidade de passar pelos mais variados tipos e tamanhos de clientes. Clientes de empresas familiares onde todos trabalhavam, até empresas enormes, nacionais ou não, onde tínhamos mais de quatro níveis de diretores. Todos esses clientes tiveram projetos entregues com qualidade e a certeza de dever cumprido. E sempre nos perguntamos: o que será que fazemos de diferente? Nós não somos apenas gestores de Projetos Certificados – fazemos a GESTÃO das EQUIPES do projeto.

Atualmente, as pessoas se relacionam com suas equipes através de horas de reuniões, troca de e-mails que não acaba mais, e, mais recentemente, usamos nossos telefones para passar uma infinidade de mensagens. Mas uma coisa nunca saiu de moda: fazer uma gestão de projeto por meio de sua equipe.

Técnicas de gestão e certificados, temos alguns necessários e reconhecidos, entre eles, o Project Management Professional (PMP), que utiliza a metodologia do Project Management Institute (PMI), com métodos e padrões para gestão de projetos bastante eficazes. Cada etapa desta metodologia busca trazer uma visão dos prazos e cronogramas planejados e executados, curvas e simulações de cumprimentos de metas e prazos estabelecidos, documentação completa de quaisquer modificações de escopo de projetos, medição da qualidade das entregas, custos envolvidos, plano de comunicação, matriz e gestão de riscos, entre outros. Sopa de letrinhas e templates muito úteis. Este certificado é reconhecido mundialmente e precisamos, SIM, ter profissionais assim qualificados.

Por outro lado, nenhuma metodologia ensina o ser humano a manter relações produtivas e eficazes ao longo de um projeto com sua equipe. Cobrar é fácil? Desenhar apresentações lindas, podemos aprender em cursos. E como manter uma equipe unida e motivada a dar o seu melhor num projeto? Como ultrapassar as dificuldades individuais de uma equipe? Como transformar obstáculos das organizações em oportunidades de crescimento em grupo? Esse é o grande segredo do sucesso de uma equipe de projeto e de sua Gestão.

Em todos os projetos em que atuamos, o segredo é ter um gestor de equipe que consiga:
-Planejar em conjunto e captar compromisso de entregas com qualidade
-Ensinar técnicas e métodos com velocidade de aprendizado para a equipe
-Dividir responsabilidades e deixar bem claros os papéis de cada um
-Fazer junto com a equipe sempre que for necessário
-Elogiar nas horas certas e “puxar a orelha”, corrigindo rumos
-Ser transparente sem perder o respeito
-Ser exemplo
-Fazer o que ama e demonstrar isso

Na prática, temos que ir atrás das discussões e reuniões que promovam a construção do projeto em nossos clientes. Costumamos dizer para “levantar a bunda da cadeira” e resolver. Mesmo que a resolução tenha que passar por políticas internas, várias etapas, repetições dos mesmos conceitos, vários níveis hierárquicos. Vale a pena!

Não teremos alcançado o sucesso esperado com um gerente de Projeto que apenas esconde-se atrás de um email ou de uma postura de delegação de atividades ou como costumamos chamar de “delargações” (delegar atividades sem acompanhamento ou orientação), e, ainda, mostrar em gráficos e tabelas que o projeto está dentro ou fora de um prazo estipulado.

Mostrar o andamento do projeto é importante e necessário, porém, mais importante é fazer acontecer. Com qualidade e equipe!

Giuliana Grinover (giuliana.grinover@agrconsultores.com.br) é sócia e head da Consultoria GS&AGR 

Postagem anterior

Acordei na Dinamarca

Próxima Postagem

Conheça a Google Shop: a primeira loja física do Google, em Londres

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Conheça a Google Shop: a primeira loja física do Google, em Londres

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile