Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Reputação e influência não se traduzem sozinhas em resultados

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
11 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Reputação e influência não se traduzem sozinhas em resultados - negócios franquias

Ultimamente temos observado com bastante frequência a adesão de artistas e personalidades, como YouTubers, por exemplo, ao mundo dos negócios, em especial no mercado de franquias. Isso porque franquias com sócios famosos chamam bastante atenção, afinal, quem não quer ter a chance de empreender com aquela personalidade que tanto admira?

Sem dúvida o fato de ter uma pessoa conhecida do grande público ajuda a trazer mídia para um negócio, mas existem outros pontos a serem levados em consideração, ao passo que apenas “nome” não é a garantia de um negócio de sucesso.

É importante destacar que a minha intenção, em nenhum momento, é desqualificar franquias que possuem famosos envolvidos em seus processos, mas sim desmistificar algumas ideias rasas e alertar que, para gerir uma franquia, assim como qualquer outra empresa, é preciso uma série de habilidades que exigem profissionalismo e estudo.

Certamente a associação da imagem de um famoso ao negócio pode potencializar vendas e gerar credibilidade, o que pode fazer os olhos de muitos empreendedores e investidores brilharem, mas o ponto-chave para o sucesso de qualquer empreendimento, franquia ou não, é olhar para o negócio em si e não somente para o artista, para não acabar em frustração e com um prejuízo sem precedentes. Afinal, o tempo mínimo de contrato para uma franquia é de cinco anos, então é preciso embarcar em um projeto de forma racional e não apenas na emoção.

Principais pontos que devem ser avaliados por quem está interessado em investir no franchising:

  1. Avalie a situação do mercado de interesse
    É preciso analisar a situação do setor e verificar se ela faz sentido na região escolhida. Afinal, não é porque uma determinada franquia teve sucesso em uma região que terá a mesma aceitação em outra. Além de escolher a franquia, é essencial saber optar pelo produto ideal e a melhor localização para instalação da marca.
  2. Pesquise
    O ponto-chave do processo de investir em uma franquia é pesquisar. Descubra o setor que mais tem a ver com seu estilo e faça uma boa análise sobre ele. Existem muitas oportunidades de franquias no mercado, mas é importante escolher um produto ou serviço que tenha a ver com você. Além disso, cheque as práticas administrativas do franqueador. A pesquisa é fundamental para agrupar o máximo de informações e possíveis dificuldades a respeito da franquia em questão. Isso vai fazer com que você se sinta mais seguro em fechar o negócio.
  3. Analise a proposta
    É importante analisar a proposta do franqueador antes de assinar a papelada. Você não vai querer ter surpresas desagradáveis, então conheça todos os detalhes do acordo para garantir que o seu investimento tenha retorno.
  4. Converse com franqueados e ex-franqueados
    Quer conhecer bem o negócio? Visite unidades existentes e converse com franqueados e ex-franqueados do produto ou serviço. Assim, você vai descobrir os principais desafios e como funciona o suporte do franqueador, entre outras especificidades.
  5. Procure ajuda especializada
    Para investidores que estão entrando agora no mercado de franchising, é fundamental contratar profissionais especializados que tenham know how sobre o setor.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com 53 lojas no País, Sodimac planeja expansão nos próximos dois anos

Próxima Postagem

Amazon ultrapassa P&G e se torna a maior anunciante da história

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Amazon ultrapassa P&G e se torna a maior anunciante da história

Amazon ultrapassa P&G e se torna a maior anunciante da história

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.