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Home Artigos

Impacto da “fusão cultural” como impulsionadora de conexões verdadeiras no varejo

Karen Cavalcanti de Karen Cavalcanti
10 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Campanha Lancôme x Louvre foi filmada no Museu do Louvre com nomes como Zendaya

Campanha Lancôme x Louvre foi filmada no Museu do Louvre com nomes como Zendaya

O varejo é vivo e sempre se renova. Vivemos atualmente um novo momento de transição no varejo, relacionado com a forma como os consumidores se relacionam com as marcas. Cresce um comportamento de consumo mais infiel, mais questionador, o “smart consumer”. E, com isso, aumenta a pressão e o desafio para criar conexões mais fortes e verdadeiras entre marcas e consumidores, que rompam esses paradigmas.

Impacto da "fusão cultural" como impulsionador de conexões verdadeiras no varejo

Como criar conexões mais fortes entre marca e consumidores?

Há vários aspectos que atraem e conectam, mas há um que vem ganhando força: a fusão cultural. Trabalhar conexões embasadas no lifestyle, naquilo de que as pessoas são fãs e admiram.

Há uma pluralidade de temas que possibilitam gerar ligações mais fortes com consumidores, mas é importante ressaltar que a verdadeira fusão cultural vai além de uma ação pontual, além de uma collab momentânea, por exemplo. Tem relação com o propósito da marca, o que é forte nela e ligado à essência do lifestyle proposto, criando, assim, uma simbiose de excelências.

Lancôme: beleza, arte, game, moda

A nova linha Lancôme x Louvre é um bom exemplo. Transborda o conceito de que a “beleza é uma arte viva”, que tem afinidade forte com ambas as pontas.

A fusão cultural é tão forte nessa ação que, além da camada da arte, há simbiose também com o mundo dos games, com uma experiência imersiva gamificada, o “happiverse“, onde é possível criar um avatar, explorar artes do Louvre, ganhar prêmios e comprar produtos experenciados.

Uniqlo: moda, game, anime, arte, pop culture

A Uniqlo, uma das maiores redes de fast fashion do mundo, trabalha fortemente em suas coleções com o mundo oriental sua origem combinada com universos de game, anime, arte.

Impacto da "fusão cultural" como impulsionador de conexões verdadeiras no varejo Earvin “Magic” Johnson & Nike Jordan

Em janeiro de 2024, será realizada a NRF Retail’s Big Show, em Nova York (EUA). Na edição desse ano, além das tradicionais apresentações de varejistas e tendências, haverá a palestra de Magic Johnson, que recentemente entrou para a lista de bilionários da Forbes, e também de Marcelo Trevisan, senior director global planning da Nike Jordan. São dois ícones do basquete que usam sua imagem e lifestyle para gerar negócios com conexões verdadeiras.

A Nike Jordan é um forte exemplo de simbiose de excelência, indo além do esporte, conectando fortemente com cultura pop.
Impacto da "fusão cultural" como impulsionador de conexões verdadeiras no varejoBruce Dickinson

Ainda em Nova York, logo após a NRF 2024, no Retail Executive Summit da delegação da Gouvêa Experience, haverá também um encontro com Bruce Dickinson, debatendo com os participantes sua evolução de persona do entretenimento para o mundo dos negócios.

Essas inspirações são muito relevantes. Marcas conectadas com os movimentos da arte, filmes, games, esportes, música e gastronomia, entre outros pontos de estilos de vida, contribuem para impulsionar conexões verdadeiras e gerar negócios mais sustentáveis.

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock e Reprodução

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Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

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