Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O impacto do desemprego no varejo

Redação de Redação
10 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Eduardo Yamashita*

Todos nós temos visto o forte aumento no número de brasileiros desempregados, mas a dúvida que fica é qual é o real impacto no consumo?

Antes de tudo, vamos aos fatos: desde o início de 2015 houve um forte aumento no desemprego no Brasil, considerando os dados da PNAD contínua do IBGE, esse indicador passou de 7,1% em 2014 para 8,0% em 2015 e para os atuais 11,2% em 2016 (todos dados do trimestre móvel de fevereiro a abril dos seus respectivos anos), representando assim um contingente de 11,4 milhões de pessoas economicamente ativas que procuram emprego, porém não o encontram.

Outro aspecto bastante preocupante é que os brasileiros têm levado mais tempo para se realocar no mercado, o percentual de pessoas procurando emprego há mais de seis  meses em apenas três anos subiu de 18,4% de fev/2013 para 30,9% em fev/16. Além de não encontrar ocupação por muito tempo, esses trabalhadores também deixam de receber o seguro desemprego, aumentando ainda mais a pressão sobre essas famílias.

IMPACTO NA CONFIANÇA
O emprego e principalmente a qualidade do emprego (estabilidade, perspectiva de crescimento, etc.) são os principais fatores que direcionam a confiança do consumidor no Brasil. A confiança do consumidor, por sua vez, é o principal fator que direciona o consumo, afinal de contas, você compraria uma roupa nova se achasse que iria perder o emprego em breve? O inverso também é verdadeiro, com a confiança em alta, as famílias brasileiras tiram do papel seus plano de reformar a casa, trocar de carro, experimentar novas categorias de produtos, etc.

CUIDADO COM A MÉDIA
Apesar do número de 11,2% de desempregados no Brasil ser bastante alto, temos que ter bastante cuidado com essa média nacional.

Abaixo temos esse mesmo dado de desemprego por região e por faixa etária, notem que o desemprego no Nordeste bate os 12,8% enquanto que no Sul temos 7,3%. Além disso, o desemprego entre as pessoas de 18 a 24 anos chega a ser 24,1% enquanto que os de 40 a 59 anos ficam em 5,9%. Se combinarmos esses fatores o cenário é ainda mais crítico: jovens de 18 a 24 anos no nordeste tem a taxa de desemprego em 27,4%!

 

PERSPECTIVAS

No Brasil, os indicadores de desemprego demoram a apontar queda quando há uma crise, pois o custo de demitir, contratar e treinar novos profissionais é tão grande que os empresários postergam ao máximo essa decisão.

Por outro lado, o inverso também é verdadeiro: os empresários só voltam a contratar após enxergarem sinais claros da retomada da demanda. Assim, o mercado projeta que ainda haverá um aumento do desemprego chegando ao patamar de 13% a 14% ainda em 2016 e aterrissando entre 12% a 13% no final do ano (sempre há uma queda em novembro e dezembro devido às vagas temporárias). O cenário para 2017 não deve ser muito diferente, o mercado projeta que o indicador fique no patamar de 13% e que apresente recuperação apenas a partir de 2018.

Por outro lado, a expectativa é que o varejo volte a ter vendas acima da inflação ainda no final de 2016, em parte influenciado pela própria estabilização do desemprego, mesmo que em patamares elevados.

*Eduardo Yamashita (eduardo.yamashita@gsmd.com.br) é diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Diretor-presidente da Hering estará no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Experiências 5.0 – Parte 2

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Experiências 5.0 – Parte 2

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.