Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que vou encontrar na praça de alimentação em 2030?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
10 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
O que vou encontrar na praça de alimentação em 2030?

Faço uma declaração temerária: eu sei exatamente o que o consumidor estará exigindo das redes de alimentação em 2030: pratos saborosos a preços competitivos e uma boa experiência de consumo. O mesmo que demanda atualmente.

Mas, certamente vamos viver grandes transformações neste mercado nos próximos anos. Com cada vez mais tecnologia embarcada e foco em atendimento personalizado, o cliente é direcionado para desenvolver uma relação emocional e uma jornada que concilie a indulgência como parte de uma refeição com economia e ingredientes saudáveis. E, claro, muito mais preocupação com as questões ambientais na cadeia de valor.

Os elementos mais visíveis dessa equação que busca eficiência e qualidade estão na logística, na gestão e na comunicação com clientes e mercado. As grandes redes de alimentação fora do lar já se utilizam, diretamente ou através de parceiros, das possibilidades geradas pela IA no controle financeiro, no RH, no desenho de produtos demandados e na personalização do atendimento e ações de marketing (que agora não são mais microlocalizados, e sim personalizados).

Com a utilização dos novos algoritmos de learning machine, outros avanços já estão acontecendo hoje, e não em 2030. Por exemplo, a personalização inteligente da comunicação com nossa base de clientes, reduzindo a multiplicidade de mensagens, ofertas e produtos bem focados, com maior eficiência nos investimentos. Com a melhoria dos serviços de SAC, mais agilidade e respostas não robotizadas, eliminaremos outra fonte de ruídos na jornada dos consumidores.

Mais fidelização é quase uma consequência automática, mas será potencializada com a adoção de contratos inteligentes com parceiros e fornecedores para pontuação, recompensas e outras ações..

Todavia, acredito que a maior revolução para o setor de alimentação, na esteira da mudança de valores e comportamentos da sociedade/consumidores, virá da agroindústria. Os avanços das ferramentas de IA irão favorecer um melhor aproveitamento de recursos naturais no campo, novos métodos e insumos na indústria de alimentos, novas tecnologias para produção de proteínas a preços gradualmente mais reduzidos, a adoção de contratos inteligentes na área de logística e muitas outras possibilidades.

Também a questão ambiental entrará nesta linha evolutiva. Afinal, segundo a WWF, a produção mundial de alimentos e o sistema alimentar como um todo (produção, consumo e desperdício) atualmente utilizam 34% do solo e 69% da água disponíveis no planeta e respondem por 25% das emissões de gases de efeito estufa. Pior ainda, 34% da produção é desperdiçada. Isto tem que mudar.

Atualmente são conhecidas diversas tecnologias desenvolvidas para atender à demanda por alimentos em novas bases de produção e que refletem os avanços da ciência e tecnologia – e também da ética, por que não? Algumas delas estão maduras e testadas. Outras demandam experiências de produção em larga escala, e todas potencialmente poderão ser adotadas nos próximos anos.

No campo, vamos assistir à automação das fazendas, incluindo o uso de robôs, drones e tratores autônomos para tornar a agricultura mais eficiente. Além disso, as melhorias nos equipamentos para reduzir perdas na colheita, o transporte e a adoção da agropecuária de precisão, gerida por IA, envolvendo a aplicação de irrigação, fertilizantes e pesticidas em taxas variáveis. Tudo isso, dependendo das necessidades das culturas, em vez de aplicá-los uniformemente em horários, quantidades e frequências definidas.

Adicionalmente, a produção de alimentos e nutrientes de base sintetizada, a utilização de irradiação para esterilização e maior durabilidade de produtos e embalagens a vácuo e assépticas são alguns exemplos que já podem ser observados no mercado, mas que ainda têm adoção restrita por falta de conhecimento, inclusive.

Na tecnologia em alimentação que colabora com isso, destacam-se a nanoencapsulação e microencapsulação. A nanoencapsulação envolve a incorporação de substâncias bioativas dos alimentos, como antioxidantes, vitaminas e compostos funcionais, em partículas extremamente pequenas (nanopartículas). Essas nanopartículas são então incorporadas em uma matriz alimentar, como um revestimento ou um aditivo.

A microencapsulação é semelhante à nanoencapsulação, mas envolve partículas maiores (micropartículas). A técnica é usada para proteger ingredientes sensíveis, como óleos e aromas, dos fatores que afetam a qualidade dos alimentos, como luz, oxigênio e umidade. Isso resulta em alimentos mais frescos e saudáveis por mais tempo.

Com o crescimento da população mundial e a superexploração dos recursos naturais, a capacidade de usufruir dos recursos com maior eficiência representa um grande poder, dado que a escassez de alimentos e recursos naturais se mostra como um problema para o futuro da humanidade.

Fato é que, tanto em 2030 como hoje, quem vai testar as nossas novas receitas para garantir um sabor inconfundível serão humanos nada artificiais, que amam o que fazem, ainda que eventualmente algum HAL 2001 tenha sugerido a receita.

Adriano Freire é diretor de Supply e P&D da rede Giraffas.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Indústria apresenta maior intenção de lançamento de produtos em três anos

Próxima Postagem

O que os números de IA revelam?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
O que os números de IA revelam?

O que os números de IA revelam?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile